Há mais de 20 anos comercializando a ‘Cocada da Carminha’, Maria do Carmo viu na Feira Móvel do Produtor uma grande oportunidade de empreender e levar seus produtos a um público diferente a cada edição do evento. Neste fim de semana, o projeto da Prefeitura de João Pessoa desembarcou na Praça Desembargador Osias Nacre Gomes, no bairro Jardim Oceania. “Foi uma porta que se abriu em plena pandemia, quando estávamos sem vender, e agora já vemos que a população abraçou a ideia por onde a gente passa”, destacou.

De acordo com Carminha, a estrutura que os comerciantes vêm recebendo tem sido fundamental para o êxito do projeto. Ela contou toda orgulhosa que a aceitação ao seu produto está sendo muito boa e que as cocadas já foram, inclusive, para países como Estados Unidos e até o Japão.

Carminha lembrou que a ideia deu tão certo que a filha Raiane Ferreira passou a lhe ajudar na confecção dos doces. “Já levamos nossa arte aos Estados Unidos e Japão, o que nos deixa muito orgulhosas pela boa aceitação que o público vem tendo.

Já para Aline Gouveia, que participa desde a primeira edição da feira, a iniciativa tem sido fundamental para alavancar as vendas e oferecer uma nova oportunidade a quem busca crescer no mundo dos negócios. “Nossos exemplos têm encorajado outras pessoas a também trilharem o mesmo caminho do empreendedorismo”, afirmou.

Novas oportunidades – A assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Jaciara Medeiros, destacou a iniciativa para estimular quem está pensando em empreender e também fortalecer os negócios de quem já atua no mundo do empreendedorismo. “Além da gente ter aberto a oportunidade para quem estava parado em casa por conta da pandemia, ofertamos essa nova opção, que é a feira móvel”, disse.

Jaciara também lembrou que a gestão municipal também tem estimulado a geração de emprego e renda com a capacitação desses empreendedores através de cursos, palestras e a abertura de linhas de crédito.

Parcerias – Jaciara Medeiros disse ainda que nesse mês a Sedurb vai oferecer, em parceria com o Sebrae, um curso especialmente voltado para atender esse público. Ela também adiantou que em breve será disponibilizada a ‘Feira Móvel Capacita’, que são pequenas oficinas voltadas para a gastronomia, artesanato e outras atividades. “Essa iniciativa vai contar com importantes parceiros, a exemplo da Sedest, do Sebrae e da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa”, arrematou.

A Feira Móvel do Produtor é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES-PB).

  • Texto: Alexandre Freire
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Kleide Teixeira

  • PMJP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *