Primeira ação da Frente Parlamentar reuniu vereadores, moradores da localidade e secretários da Gestão Municipal.

Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) iniciou uma série de ações do colegiado com a visita nesta quinta-feira, 9, ao bairro Aeroclube. Lá, os parlamentares colheram as demandas da população referente ao tema com a finalidade de propor soluções. Na ocasião, além dos vereadores membros da Frente Parlamentar, compareceram também moradores do bairro e secretários da Prefeitura da Capital.

O colegiado se reuniu próximo ao equipamento Aeroclube, local considerado um gargalo do trânsito por ser a saída dos bairros do Bessa, Aeroclube e Jardim Oceania e sempre reunir muitos veículos nos horários de pico, como no início da manhã e no fim da tarde. Para o presidente da Frente Parlamentar, vereador Damásio Franca (Progressistas), a presença do secretário da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) George Morais e do secretário de Articulação Política Diego Tavares contribui para o pensamento em conjunto de soluções para as demandas dos moradores dos bairros envolvidos.

“É importante essa ação ser prestigiada pelo Poder Executivo junto com o Legislativo e com os moradores, porque vindo ‘in loco’ podemos escutar essas demandas a fim de gerar uma resolução. Transformar as demandas em um documento na Câmara, aprovado por vários vereadores, representa mais força. O intuito principal da Frente é exatamente esse, ir ao encontro dos problemas, aos principais gargalos da cidade e trazer as devidas resoluções”, afirmou Damásio Franca agradecendo a presença dos secretários na ação da Frente Parlamentar.

O presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (Avante), parabenizou Damásio Franca pela iniciativa. “É um exemplo do presidente da Frente ir às ruas, entrar em contato com a população para colher as demandas do bairro, da cidade, da população. A Mobilidade hoje é um problema unânime na nossa cidade, apesar de termos um secretário atuante que, junto com o Governo Municipal, vem olhando com carinho pra mobilidade urbana de João Pessoa. Está de parabéns o vereador Damásio e toda a Frente Parlamentar, que dá esse exemplo de cidadania, levando as demandas do povo para a Câmara, a fim de encaminhar soluções ao Executivo. Tudo isso é bastante importante e produtivo”, elogiou Dinho salientando a importância do aprimoramento da mobilidade da Capital não só para carros, mas também para os que se utilizam da bicicleta como meio de transporte.

O vereador vice-presidente da Frente, Tarcísio Jardim (Patriota), ressaltou a importância de o parlamento ver de perto os problemas dos pessoenses. “É importante que a Câmara ande, que o vereador vá ‘in loco’, próximo à população e sinta, converse e veja de perto quais os clamores e as necessidades. O secretário George Morais da Semob sempre nos acompanha nessas ações e estamos discutindo, conversando com ele sobre quais seriam as ações que a prefeitura e a Casa Legislativa podem adotar para melhorar o fluxo de nossa cidade”, explicou.

“A Frente teve uma excelente ideia de estar no local junto com a Semob pra pensarmos em alguma solução para o cidadão, que sai cedo de casa e se depara com esse afunilamento. É uma visita da Câmara junto com a Prefeitura pra pensar em solução. Problemas temos demais. Temos que pensar em solução”, enfatizou o vereador Thiago Lucena (PRTB).

O presidente do Comitê Gestor do Parque Parahyba, Dema Macedo, defendeu a resolução da questão da saída do Aeroclube, mas também que seja criado um Eco parque e que a mobilidade urbana da localidade seja aprimorada com a abertura de ruas. Ele destacou ainda a importância dessa ação da Frente Parlamentar para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

“É fundamental essa presença, esse início da Frente Parlamentar através do presidente e demais membros da comissão, para que possamos discutir com a comunidade a melhoria na qualidade de vida, além da questão de mobilidade e ver também a ambiental com reflorestamento dessa área que é imensa no Aeroclube para que seja transformada num eco parque”, sugeriu Dema Macêdo.

Executivo Municipal prestigia ação da Frente Parlamentar

O secretário de Articulação Política Diego Tavares afirmou que vai tratar como prioridade as demandas da Frente Parlamentar. “Nesse momento em que a Frente reúne os vereadores, torna-se uma demanda da cidade. Nós que estamos na gestão pública iremos tratar como prioridade essas ações e tenho certeza de que o prefeito Cícero Lucena, gestor humano que olha pela cidade, que cuida das pessoas, dará a essa demanda logo em breve novidades para nossa cidade”, garantiu.

“É uma ação importantíssima da CMJP a criação da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana. É mais um canal de diálogo com a população e com a prefeitura de João Pessoa. A Semob se faz presente aqui para que a gente possa construir as melhores soluções e alternativas de deslocamentos para o cidadão pessoense, tentando facilitar a vida dele de forma mais ágil e eficiente”, afirmou o secretário da Semob George Morais, salientando que a interligação de ruas na localidade está sendo estudada pela Secretaria de Planejamento e pelo prefeito Cícero Lucena.

George Morais informou ainda que na próxima semana a Semob vai realizar intervenção na área para melhoria da mobilidade urbana. “Faremos ação de mobilidade aqui no bairro do Bessa com o objetivo de sempre gerar mais fluidez para que o cidadão gaste menos tempo no seu carro, tendo mais tempo para realizar suas atividades”, adiantou.

Vereadores acompanham obra na Avenida Pedro II

Os parlamentares aproveitaram a ação da Frente Parlamentar para fiscalizar o andamento de obra de reparação na Avenida Pedro II, após o desmoronamento acontecido na última sexta-feira (3). “Viemos acompanhar de perto esta obra da Prefeitura. Podemos ver que está sendo bem executada e vamos torcer para que seja finalizada o quanto antes”, afirmou Damásio Franca.

“No primeiro dia de ação da Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana, não poderíamos deixar de passar aqui, na Avenida Pedro II, onde, na semana passada, um veículo caiu. Viemos acompanhar o serviço de reparação realizado pela Prefeitura de João Pessoa”, salientou vereador Emano Santos (PV).

  • CMJP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *