Em reunião realizada nesta quarta-feira (16) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe ) da Universidade federal da Paraíba (UFPB) ficou definido que será mantido o semestre 2021.2 de maneira remota durante os 30 primeiros dias.

Durante a reunião, alguns discentes lembraram da dificuldade enfrentada por alunos em se manter no sistema remoto e pediram o retorno gradual das aulas na UFPB desde que observados os protocolos de biossegurança, como o uso de máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social dentro das salas de aulas.

O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, é favorável ao retorno imediato das aulas presenciais e contrário à obrigatoriedade da apresentação do comprovante do passaporte da vacinação argumentando ser um fator excludente.

Os Conselheiros do Consepe decidiram por 27 votos favoráveis que o retorno das aulas no próximo dia 21 de fevereiro vai acontecer de maneira remota até o dia 21 de março de 2022. Foram registrados 8 votos contrários e 3 abstenções.

O parecer do Consepe/UFPB deve, agora, seguir para aprovação ou reprovação do Consuni (Conselho Universitário), que é o órgão máximo e deve deliberar a respeito dos procedimentos administrativos.

O retorno das atividades presenciais será novamente analisado pelo Consepe, com base nos novos dados da Covid-19 registrados na Paraíba.