Com a mudança, medidas de segurança como o uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel devem ocorrer de forma pontual

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (3) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar o status da Covid-19 no Brasil de pandemia para endemia.

O debate ocorre depois que países como Dinamarca, Espanha e Reino Unido tomaram a iniciativa. Com a mudança, medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento social, restrição de acesso a determinados lugares, fechamento de espaços e uso de álcool em gel devem ocorrer de forma pontual.

Desde março de 2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classifica que o mundo vive uma pandemia, quando uma doença afeta diversos países e continentes e afeta um grande número de pessoas. Já a endemia é o status de doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados.

“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para endemia a atual situação da Covid-19 no Brasil”, informou Bolsonaro em uma rede social.

A discussão oficial com o corpo técnico da pasta deve ter início em quatro a cinco semanas e envolverá as secretarias de saúde dos estados e do Distrito Federal e seus conselhos de saúde. A alteração conta com apoio da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), segundo o governo.

  • Créditos: R7