A Prefeitura de João Pessoa continua com a Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza nos serviços da rede municipal de saúde. A partir desta segunda-feira (18), o público será ampliado para pessoas acima de 60 anos, além dos trabalhadores de saúde. As doses estão sendo aplicadas das 7h às 11 e das 12h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família (USF), além do Centro Municipal de Imunização e Policlínicas Municipais.

A Prefeitura faz o chamamento também para Campanha que previne contra o sarampo, direcionado para crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores de saúde. As campanhas seguem até o dia 31 de maio, sendo 30 de abril o ‘Dia D ‘de mobilização social.

Para Influenza, a meta é imunizar 90% (110.1 mil) do público-alvo. “É importante que os idosos procurem um serviço de saúde e garantam a vacina, considerando que trata-se de um grupo prioritário e vulnerável à doença”, reforçou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da Prefeitura.

A campanha de vacinação contra a influenza coincide com a da vacinação contra a Covid-19 e, os imunizantes podem ser administrados  de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. “Exceção apenas para crianças menores de 11 anos, que não podem associar a vacinação que previne contra Covid-19, com outras vacinas. Neste caso é preciso respeitar o intervalo de 14 dias”, orientou o chefe da imunização.

A vacina trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta campanha, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.

“Neste primeiro ciclo, a vacinação atende aos grupos prioritários com o objetivo de diminuir a sobrecarga nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias causadas pelo vírus da Influenza”, ressaltou Fernando Virgolino. A vacinação diminui a carga do vírus, reduz os sintomas e também auxilia no diagnóstico diferencial para a Covid-19.

Onde vacinar – De segunda a sexta-feira, as pessoas podem procurar as Unidades de Saúde da Família (USF) de referência para assistência, mais próxima de sua casa para tomar a vacina e atualizar o cartão de imunização.

Campanha de vacinação em João Pessoa:

– Esquema Vacinal contra o Sarampo:

De 4 de abril a 3 de junho: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e dos trabalhadores da saúde  (para os trabalhadores de saúde, a vacinação será simultânea com a Campanha  que previne contra influenza);

– A vacinação contra a Gripe será dividida em duas etapas:

Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril)

Idosos:

– Acima de 80 anos – 04 de abril à 08 de abril

– Acima de 70 anos – 11 de abril à 15 de abril

– Acima de 60 anos – a partir do dia 18 de abril

– Todos os trabalhadores da saúde;

Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho)

– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;

– Gestantes e puérperas;

– Indígenas;

– Professores;

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte coletivo;

– Trabalhadores portuários;

– Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;

– Funcionários do sistema prisional;

– População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

Locais de vacinação e horários dos serviços:

– CMI: – 8H ÀS 16

– POLICLÍNICAS MUNICIPAIS: – 7 ÀS 17H

– USF: – 7H ÀS 11H E DAS 12H ÀS 16H