Na sessão ordinária desta quinta-feira (28), o vereador Carlão (Patriota) comentou uma notícia sobre a cobrança por parte de deputados petistas para que Sérgio Moro fosse condenado a indenizar os cofres públicos por sua conduta na operação Lava Jato, investigação e processo penal promovido contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Se andarmos pelos corredores dos fóruns, pelas ruas, praças, vamos ver o sentimento de injustiça que estão querendo fazer com a Lava Jato”, iniciou.

Sobre o a investigação julgada por Sérgio Moro, Carlão salientou: “Naquele momento, ele atuou como um juiz com todos os seus princípios constitucionais, apto a julgar. Julgou e condenou com base em provas contundentes. Essas provas foram analisadas, não apenas na primeira instância por ele, mas em segunda instância confirmada. Em terceira instância, o Superior Tribunal de Justiça também analisou”. O vereador seguiu questionando se, em outros casos, desembargadores também terão de responder por condenar criminosos, e disse: “Aquele que perseguiu um corrupto poderoso poderá cair nas malhas da injustiça”.

Por outro lado, citando a investigação da compra de respiradores do Consórcio Nordeste, o parlamentar argumentou: “Esse dinheiro foi usado numa loja de vender drogas ilícitas. E o silêncio acontece”.

Prosseguindo o pronunciamento, Carlão questionou a atitude dos petistas que acionam Moro: “Quando vejo deputados petistas querendo entrar com ação contra o juiz Sérgio Moro, dizendo que a Lava Jato morreu, isso é vitória para eles. A gente tem que entender o que está nas entrelinhas. O que eles querem é que a Lava Jato acabe, para que aqueles crimes fiquem para trás”, afirmou.

Para o vereador Marcos Henriques (PT), houve um sistema de provas que inocentou Lula, alvo da operação. “O que acontece é era possível investigar e perseguir corrupto poderoso, na época do PT. Hoje, não se consegue, porque Bolsonaro já transferiu 18 delegados. Inversão de valores é pegar 80% da população, que ganha até dois salários-mínimos, e jogá-los na lata do lixo, enquanto estão vivendo uma crise sem precedentes. E pegar uma minoria de 5% e enriquecê-los sem olhar os 80% da população que está sofrendo”, disse. E acrescentou: “João Vaccari, que foi tesoureiro do PT, foi inocentado pelas instâncias. Pergunte se Lula ou Dilma deram indulto a Vaccari. Não deram, porque se respeita a justiça. E dão indulto a um criminoso, punido mais de 60 vezes, o Daniel Silveira. Isso, sim, é inversão de valores”.

Carlão, no entanto, finalizou: “É mais perigoso matar pessoas do que atentar contra um poder ou falar demais numa tribuna, numa fala. Não posso admitir. (…) Vou lutar contra todo tipo de injustiça”.