O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), garantiu que irá buscar o direto da população dos distritos do município afetadas pela suspensão de linhas de ônibus. Mesmo com decisão judicial determinando o retorno, as empresas não retomaram a circulação dos coletivos.

“Sem nenhum tipo de explicação e respeito pelas pessoas dos distritos e da zona rural, as empresas de ônibus que têm a concessão pública do transporte coletivo de Campina abandonaram as linhas de Galante, São José da Mata, Jenipapo e Salgadinho/Estreito”, iniciou o prefeito em suas redes sociais.

De acordo com o gestor, o número de usuários cresce cada dia, aproximando-se do quantitativo pré-pandemia. Ele acrescentou que mesmo com ordem judicial, aplicando multa diária de R$20 mil em caso de descumprimento da liminar, as empresas de ônibus continuam sem atender à população que precisa do transporte.

Bruno ainda destacou que pela primeira vez na história abriu a tabela que calcula o preço da passagem de ônibus e deu transparência ao processo. Nesse novo modelo, ao invés de receber o cálculo já pronto, feito pelas próprias empresas, a Prefeitura contratou consultoria especializada.

“Esse filme não é novo. Todo mundo sabe que “mexer” nisso é catucar vespeiro, mas vou repetir: se tiver que optar entre o interesse individual (de duas ou três pessoas) e o interesse coletivo (das pessoas de Campina), a gente vai buscar o interesse da cidade em primeiro lugar”, garantiu.

Ele lembrou que toda empresa foi feita pra gerar empregos, cumprir uma função social e lucrar, mas nunca às custas do sacrifício das pessoas, da exploração excessiva.

“Foi exatamente por isso que, pela primeira vez, Campina baixou o preço da passagem. Espero, o mais rápido possível, estar com isso resolvido e poder ver a #concessãopública de transporte coletivo de Campina ser cumprida e respeitada, nos termos do contrato, assim como as decisões judiciais”, disse.