O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva chegaram a Brasília na manhã desta quarta-feira (2/10) em um avião reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), após uma aeronave oficial do presidente sofrer um problema técnico logo após decolar da Cidade do México. A aeronave teve de retornar ao aeroporto mexicano depois de quase cinco horas sobrevoando o espaço aéreo para combustão de combustível e realizando um pouso seguro.
No voo, além do presidente Lula, estavam a primeira-dama, Janja, e diversas autoridades, incluindo a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o chanceler Mauro Vieira, as senadoras Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Tereza Leitão (PT-PE). ), o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e Gabriel Galípolo, indicados ao Banco Central. Alguns passageiros relataram momentos de tensão devido à longa espera no ar, com todos se sentindo “cansados”. Lula chegou a considerar passar a noite no México, mas optou por retornar ao Brasil.
A comitiva embarcou no avião reservado da FAB às 23h37, com uma escala para reabastecimento no Panamá, antes de chegar a Brasília. A FAB ainda não divulgou detalhes sobre a causa exata do problema, mas membros do governo indicaram que o incidente pode ter sido causado por uma questão com uma ave na turbina da aeronave.
Em comunicado, a FAB confirmou que a comunicação presidencial apresentou “um problema técnico” e que os pilotos aguardaram o consumo necessário de combustível antes de retornar ao aeroporto mexicano.