As obras de construção do Complexo Rodoviário que interligarão os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, chamado de Ponte do Futuro, deverão ser iniciadas ainda em 2024. As obras terão início na mineração 9,64 da BR-230, na estrada da cidade portuária, a assinatura com o Consórcio liderado pela empresa A.Gaspar, responsável pela execução da obra foi feita em agosto e o prazo dado para o início das obras foi após 120 do contrato firmado.
Com investimentos que somam recursos de R$ 465,5 milhões, o projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá uma extensão de 2 Km, e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, e terá pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5 e acostamento de 2,5 m. A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40 me um mirante. A segunda ponte terá uma extensão de 420 metros será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação da PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
A previsão é que haja mais fluidez no tráfego de veículos com a condição de tirar o trânsito urbano mais de 500 caminhões por dia, deixando as rodovias mais desafogadas para o escoamento de cargas e com menos congestionamento.
Para o secretário de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, as obras irão contribuir para a economia da Região Metropolitana, uma vez que será criada uma expansão entre o Porto de Cabedelo com as áreas industriais e comerciais em Santa Rita e Lucena. A Ponte do Futuro é considerada a maior obra da história da Paraíba e deve empregar entre 600 a 800 empregos diretos.