Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 10 de outubro de 2024

Governo da Paraíba firma parceria com escola de artes francesa para intercâmbio cultural e educacional em 2025 – Notícia Extra

A Paraíba definiu nesta quarta-feira (9) os detalhes de uma parceria com a Escola Nacional Superior de Artes e Design (Ensad), instituição francesa com sede em Limoges que desde 1865 forma artistas em diferentes áreas culturais. O objetivo é realizar uma residência cruzada entre as duas instituições em 2025. Assim, dois artistas visuais paraibanos realizarão cursos em território francês e dois artistas visuais franceses serão coletados em terras paraibanas.

A reunião que define a parceria aconteceu na sede da instituição, em Limoges. Representando o Governo da Paraíba, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Cultura, que foi chefiada pelo secretário Pedro Santos. Os membros da equipe foram recebidos pela diretora Françoise Seince e por outros membros do corpo diretivo da Ensad. Também participou do encontro Isabelle Debourg, vice-chefe de assuntos internacionais da Prefeitura de Limoges.

Foi definido, após reunião, que uma curaria conjunta entre as instituições envolvidas selecionará os artistas paraibanos e franceses que participarão do intercâmbio. No caso dos paraibanos, a residência acontece entre os meses de abril e maio, na sede da Ensad. A Secult-PB custeia o deslocamento dos artistas até Limoges e lá eles serão acolhidos pela estrutura de residência da Ensad.

Já os franceses estão na Paraíba entre os meses de novembro e dezembro. A partir de uma parceria da Secult-PB com a Residência Arapuca, os cursos locais serão coordenados pelo artista Serge Huot, no município de Conde.

Nos dois casos, as residências terão duração de cinco semanas, sendo as quatro primeiras para o desenvolvimento de peças e de obras de arte e a última dedicada à exposição do resultado do trabalho realizado.

O secretário Pedro Santos comemorou as tratativas finais de uma negociação iniciada em maio deste ano, que contornou as articulações e mediações do Consulado da França em Recife. “É uma excelente oportunidade que teremos para estreitar laços, construir pontes, promover um intercâmbio que tem tudo para ser duradouro. É uma oportunidade de levar nossos artistas para estudos na França. Da mesma forma, ensinar e aprender com franceses que virão para uma tradição por aqui”, comentou.

A residência cruzada entre paraibanos e franceses vai compor o Ano Brasil-França 2025, uma ação conjunta dos governos federais dos dois países que tem como objetivo comemorar os 200 anos das relações diplomáticas entre ambos.

Limoges é uma das cidades criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e tem uma produção muito forte na tipologia cerâmica. Para além disso, o Ensad tem grande tradição em técnicas como madeira, metal, têxtil, gravuras, áudio, fotografia, vídeo, design de joias, entre outras.

A ideia é que a parceria seja reeditada anualmente, possibilitando que outros artistas possam realizar novos intercâmbios entre Paraíba e Limoges. Em novembro deste ano, a diretora da Ensad, Françoise Seince, realiza uma visita técnica para conhecer a Residência Arapuca, o Centro de Referência do Artesanato Paraibano, o Laboratório de Inovação, a Universidade Federal da Paraíba e alguns ateliês de artistas paraibanos.

Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)