14/10/2024 – 09h30
Depositphotos
A isenção deve beneficiar classes mais baixas que, geralmente, têm carros mais antigos
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 72/23 isenta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dos veículos terrestres de passageiros, caminhonetes e mistos com 20 anos ou mais de fabricação.
Apresentada pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG), a PEC já foi aprovada pelo Senado e agora está em análise na Câmara dos Deputados.
A regra não valerá para micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques e vai atingir principalmente os estados onde ainda não existe a autorização, que são Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.
A PEC amplia a isenção pela via da imunidade tributária, que é matéria de índole constitucional.
Ao apresentar uma proposta, o senador Cleitinho disse que a medida assegura a justiça social. “Para a população de baixa renda proprietária de automóveis mais antigos, a despesa com o IPVA consome parcela relevante de suas receitas”, justificou.
A reforma tributária, aprovada pelo Congresso Nacional, distribuiu a incidência de IPVA sobre veículos aéreos, terrestres e aquáticos, mas concedeu imunidade para aviões agrícolas, barcos de pesca, plataformas de petróleo, tratores e máquinas agrícolas.
Próximos passos
Se for admitida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a proposta será comprovada por uma comissão especial a ser criada e, em seguida, votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara.
Se aprovado, será promulgado pelo presidente do Congresso Nacional.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein