Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 17 de outubro de 2024

Conflito em Guaíra: indígenas invadem fazendas e atacam agricultores no oeste do Paraná


Na manhã desta quinta-feira (17), um grupo de indígenas invadiu fazendas no município de Guaíra, no oeste do Paraná, e agrediu dois agricultores que realizaram o plantio da safra de verão. Os trabalhadores foram atacados com paus e pedras, resultando em ferimentos graves. Eles foram encaminhados para hospitais da região, enquanto os indígenas recusaram atendimento médico.

A área de Guaíra, junto a outras cidades próximas à fronteira com o Paraguai, tem sido palco de conflitos relacionados à ocupação de terras pelos indígenas Avá-Guarani. O grupo reivindica a demarcação de aproximadamente 32 mil hectares (320 quilômetros quadrados) para a criação de um território. A situação se intensificou desde a derrubada da tese do Marco Temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no ano passado.

Atualmente, 22 áreas na região estão ocupadas ilegalmente pelos indígenas. A Funai já demonstrou interesse em criar uma reserva na área, o que atraiu mais grupos indígenas, aumentando o conflito. Nos últimos meses, episódios de enfrentamentos entre indígenas e produtores rurais têm se tornado frequentes.

De acordo com os familiares dos agricultores, os trabalhadores foram impedidos de acessar terras com suas máquinas. A troca de agressões deixou também dois indígenas feridos, segundo a polícia. Agricultores locais suspeitam que o objetivo dos indígenas seja enfraquecer financeiramente os fazendeiros, impedindo o plantio após o investimento em sementes e insumos.

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) criticou a falta de ação do governo federal e expressou preocupação com a insegurança jurídica enfrentada pelos produtores rurais da região. A Faep convocou autoridades, incluindo a Frente Parlamentar da Agropecuária e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), para buscar soluções para o conflito.

A situação em Guaíra faz parte de um cenário mais amplo de tensão agrária no oeste do Paraná. Há cerca de um mês, em Terra Roxa, um grupo de indígenas agrediu policiais da Força Nacional e roubou um fuzil, posteriormente recuperado. A região também está envolvida em uma negociação da Itaipu Binacional, que articula a compra de 1,5 mil hectares para destino aos indígenas, como compensação pela perda de aldeias durante a criação do lago da usina em 1982.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)