O então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, hoje candidato a prefeito de João Pessoa, não atendeu, durante o período em que era titular da pasta, a um pedido da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB-Saúde) para habilitação de 30 leitos de Terapia Intensiva Adulto no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, à época atendendo pacientes relatados com a Covid-19.
O pedido, formalmente reiterado pelo PB-Sáude em maio de 2022, foi feito originalmente em abril de 2021, quando Marcelo Queiroga participou de reunião no Palácio da Redenção com autoridades estaduais e municipais.
Durante esse encontro, o governador João Azevedo, enumerou algumas das principais demandas na área da saúde, destacando a necessidade da “habilitação de leitos já abertos, de insumos, medicamentos e vacinas”.
Na ocasião, Marcelo Queiroga se comprometeu a analisar as demandas apresentadas e se disse honrado em ser recebido para “tratar de saúde pública”.
CamScanner 23-10-2024 16.45(1)
Ele até ensaiou um discurso de unidade entre as instâncias de poder federal, estadual e municipal em razão da pandemia: “Nós vivemos um momento de emergência sanitária internacional e sabemos que a principal ferramenta que temos é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, por isso conquistamos com harmonia entre União, estados e municípios”, disse, conforme registros da imprensa, à época.
Mas, na prática, um simples pedido para habilitar 30 leitos do Hospital Metropolitano não foi atendido então pelo ministro Marcelo Queiroga., mesmo tendo sito reiterado pela PB-Saúde com o argumento de que a oferta de leitos de cuidados intensivos era necessária em razão do “aumento crescente de demanda”, conforme indicador da Taxa de Ocupação.
Em março deste ano de 2024, através da portaria nº 3.431, a ministra Nísia Trindade, habilitou os leitos de UTI Coronariana solicitados, autorizando recursos da ordem de R$ 7,8 milhões, incorporados ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado da Paraíba .
O post Marcelo Queiroga não atendeu pedido de 30 leitos de UTI para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires quando era ministro apareceu primeiro em Em Cima da Notícia – Onde a Informação chega primeiro.