O secretário de Educação da Paraíba e deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), é autor da Lei 13.182/2024. A matéria institui o passe livre nos transportes de concessão estadual aos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na Paraíba, nos dois dias de realização da prova. Com isso, os candidatos que necessitem de recorrer ao serviço para a realização de exames, só terão de apresentar o cartão de confirmação de inscrição e um documento oficial com foto no momento do embarque.
“A educação sempre foi prioridade no meu mandato enquanto parlamentar, aqui é em Brasília. Na Paraíba, as provas do ENEM são aplicadas em 55 dos 223 municípios. Imagine quantas pessoas serão beneficiadas com essa lei que conseguir aprovar! Pensamos justamente em quem sentiu vontade de fazer a prova, que é a principal porta de acesso ao Ensino Superior, mas morava em municípios onde as provas não são aplicadas e possuíam dificuldade financeira para o deslocamento. A lei foi criada para essas pessoas também pode ter essa oportunidade”, explicou Wilson Filho.
O secretário parabenizou o prefeito Cícero Lucena pelo anúncio da gratuidade no transporte municipal de João Pessoa para os inscritos no exame. “Fiquei muito feliz ao ouvir uma reportagem mais cedo com esse anúncio. Precisamos facilitar o acesso à educação, porque realmente é ela que abre portas e que transforma a vida das pessoas. Espero que a lei possa influenciar significativamente outros municípios paraibanos”, destacou.
ENEM na Paraíba – As provas do exame serão aplicadas em todo o país nos dias 03 e 10 de novembro. Neste domingo (03) os candidatos se submeterão às questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No próximo domingo (10), será uma vez as questões de Ciências da Natureza e Matemática. Na Paraíba, 128.376 pessoas estão inscritas no exame. Desse total, quase 40 mil correspondem a estudantes da Rede Estadual de Ensino. A Paraíba ficou em terceiro lugar no ranking de maior participação dos estudantes na prova.
O secretário destacou os esforços da Secretaria de Educação para que o Estado fique em evidência nacional. “São um conjunto de práticas pedagógicas que desenvolvemos do início do ano letivo até a reta final do exame. Por meio da Se Liga no ENEM, realizamos uma série de revisões presenciais itinerantes em todas as Gerências Regionais de Educação e também indiretas via internet no decorrer do ano, com resolução de questões, tira-dúvidas e explicação de conteúdo. Na sala de aula, os estudantes contam com o incentivo, inclusive emocional, de toda uma equipe pedagógica para se inscreverem na prova e realizá-la com tranquilidade. Tenho certeza que colheremos resultados excelentes na aprovação desses jovens”, finalizou.