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Publicado em: 5 de novembro de 2024

Associação diz que 80% dos entes federados precisam de mais recursos para ter qualidade educacional – Notícias


11/05/2024 – 16h05

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Adriana Ventura: aumentar investimento não é garantia de aumento da qualidade no ensino

Em debate nesta terça-feira (5) na Subcomissão sobre o Sistema Nacional de Educação da Comissão de Educação da Câmara, Gabriela Schneider, da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, disse que 79,2% dos estados e municípios precisam de complementação financeiro para atingir valores mínimos de qualidade do ensino, o chamado Custo Aluno-Qualidade (CAQ).

A pesquisadora também apontou a necessidade de adoção de parâmetros como carga horária e dias letivos, tamanho das turmas, jornada e remuneração de professores, formação profissional e manutenção dos equipamentos.

Segundo Gabriela, uma comparação com países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra um gasto com educação infantil 3,5 vezes maior desses países em relação ao Brasil. No caso do ensino médio, o custo seria 2,8 vezes maior.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) ponderou que aumentar recursos não significa mais qualidade, em muitos casos. “Nossa educação não é de boa qualidade. Muitos alunos não sabem ler, escrever, fazer quatro operações matemáticas. A nossa base está certa? Essa é uma pergunta, porque a questão não é só investimento. Então adianta colocar 10% do PIB em uma coisa que com 5% já não funciona? A gente não tem parâmetros.”

Maria Teresa Alves, do Inep, disse que a ideia é reduzir desigualdades regionais e até dentro dos estados. “Não existe ensino de qualidade sem investimento. E o que o Fundeb traz é uma redução, uma equalização de entes que não alcançam o valor aluno-ano mínimo.”

Maria Teresa lembrou que o Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) terá um papel importante no aumento da qualidade do ensino com a elevação da participação da União neste fundo de 10% para 23% até 2026.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Geórgia Moraes



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