Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 7 de novembro de 2024

Alexandre de Moraes descartou interferência de vitória de Trump em sua atuação no STF

Alexandre de Moraes descartou interferência de vitória de Trump em sua atuação no STF


Em meio às repercussões globais sobre a recente vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que a mudança no comando da Casa Branca “em nada mudará” sua forma de atuar no Judiciário brasileiro. Durante conversas reservadas realizadas nesta quarta-feira (11/6), Moraes garantiu que a eleição do republicano não afetará sua condução nos inquéritos em curso, que envolveram tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto o empresário Elon Musk, aliados e defensores do norte -americano.

Entretanto, aliados bolsonaristas no Congresso enxergam na vitória de Trump uma oportunidade para reverter a inegibilidade de Bolsonaro no Brasil. Segundo parlamentares que apoiam o ex-presidente, o Judiciário brasileiro poderia recuperar a decisão de inelegibilidade de Bolsonaro, temendo um desgaste diplomático nas relações com o governo dos Estados Unidos.

A situação envolve também o próprio Moraes, que enfrenta um ambiente de tensão crescente. Musk, conhecido por seu apoio a Trump, já se manifestou publicamente contra o ministro, chegando a chamá-lo de “tirano maligno”. Nos bastidores, aliados do republicano seriam convocados congressistas para propor avaliações de segunda a autoridades estrangeiras que, eles, “violam a liberdade de expressão”, com base na Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

Outro ponto de preocupação é o risco de cancelamento da visto de Moraes para os Estados Unidos, possibilidade que antes era vista apenas como especulação. Essa tensão faz parte de uma ofensiva maior contra o ministro, que envolve tanto o novo governo Trump quanto apoiadores de Bolsonaro, que mantêm a esperança de que a volta do poder republicano ao poder favoreça juridicamente o ex-presidente brasileiro.

A expectativa é de que, com o Congresso dos Estados Unidos sob maioria republicana, o projeto que prevê punições a autoridades estrangeiras que “atentem contra a liberdade de expressão” avance, impulsionado por parlamentares alinhados com Trump. Em resposta a essas movimentações, Moraes reafirma que continuará com suas decisões e investigações “sem mudanças”, deixando que a pressão internacional não afetará sua conduta jurídica.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)