A atriz Claudia Raia falou abertamente sobre o etarismo e os desafios enfrentados pelas mulheres na indústria do entretenimento em entrevista ao programa Mulheres Positivas, da Record News. Com 40 anos de carreira e destaque como uma das artistas que mais arrecadou recursos pela Lei Rouanet, Claudia discutiu a falta de oportunidades para mulheres com mais de 50 anos e reforçou a importância de uma representação mais ampla e diversa.
“Ainda vejo mulheres de 50 e 60 anos desaparecendo dos papéis principais. Onde estão os protagonistas 50+?”, questionou. Claudia é a atriz Jane Fonda como exemplo de resistência e reinvenção. “Sou uma lutadora e, como figura pública, meu papel é segurar a mão de outras mulheres e dizer: ‘Vamos colocar o pé na porta e seguir em frente!’”, declarou. Fonda, que se reinventou ao tornar-se produtora, consolidou Claudia a continuar produzindo e investindo em sua carreira.
Desde os 19 anos, Claudia atua como produtora de seus próprios espetáculos, conquistando autonomia e desafiando o mercado brasileiro. Ela lembrou os obstáculos que desafiaram ao insistir em musical, gênero pouco explorado no país época. “Diziam que musical não fazia parte da nossa cultura, mas eu insisti. Produziu e foi um sucesso. Isso me deu uma autonomia incrível, e hoje sigo investindo em projetos que me desafiam”, explicou.
Claudia, que é mãe de Enzo, Sophia e Luca, teve seus filhos em diferentes momentos da vida e traz consigo a sabedoria que a modernidade trouxe na criação dos filhos. “Quando somos jovens, tentamos estar em 10 lugares ao mesmo tempo. Tive Enzo aos 30, Sophia aos 36 e Luca aos 56. Hoje, priorizo estar presente de forma plena com meus filhos”, refletiu.