Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 12 de novembro de 2024

Galdino admite eleição antecipada na ALPB antes do STF decidir sobre ação da PGR

Galdino admite eleição antecipada na ALPB antes do STF decidir sobre ação da PGR


O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), admitiu, na noite desta segunda-feira (11), em entrevista ao programa Hora Hpai TV Manaíraque poderá antecipar a eleição para Mesa Diretora para o biênio 2025-2027, mesmo antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) tomar uma decisão sobre a ação movida pela Procuradoria-Geral da República que pede a anulação da antecipação da escolha do colegiado que presidirá a Casa de Epitácio Pessoa pelos próximos dois anos.

Galdino disse que já havia dialogado com a Procuradoria do Poder Legislativo e pretende conversar com os demais parlamentares para que, no caso do STF decidir essa semana de antecipação anular da eleição de outras assembleias, ou seja, gerando influências sobre o tema, possa adiantar o pleito na Paraíba.

“A gente já tinha conversado sobre isso (antecipar a eleição). Hoje mesmo, pela manhã, conversei com o procurador Nilton Vita e com o secretário-legislativo sobre isso. A tendência é essa mesma. A gente vai aguardar essa semana para ver a tendência do julgamento. Se confirmar essa tendência no STF, a nossa questão é realmente antecipada. Mas, antes eu vou conversar com a Casa, com os 36 deputados e falar em especial com os companheiros da chapa do segundo biênio”, avaliou.

Para o parlamentar, em caso de nova eleição, a chapa eleita anteriormente será repetida. Ele garantiu que isso já foi dialogado com os demais deputados.

Veja a composição da Mesa Diretora eleita para o Biênio 2025-2027 na ALPB:

Adriano Galdino – presidente; Felipe Leitão – 1º vice-presidente; Cida Ramos – 2º vice-presidente; Taciano Diniz – 3º vice-presidente; Caio Roberto – 4ª vice-presidente; Tovar Correia Lima – 1º secretário; Eduardo Carneiro – 2º secretário; Anderson Monteiro – 3º secretário; Jane Panta – 4º secretária; Sargento Neto – 1º suplente; Galego Souza – 2º suplente; Eduardo Brito – 3º suplente e Júnior Araújo – 4º suplente.

A ação da PGR

O procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a eleição antecipada para presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O ministro Dias Toffoli relatará o caso.

A medida pode impactar diretamente da Mesa Diretora da Casa eleita em fevereiro de 2023 para comandar o Poder Legislativo Estadual entre 2025 e 2027, tendo à frente do deputado Adriano Galdino (Republicanos).

O Ministério Público Federal aponta erros na resolução que prevê a eleição para o segundo biênio logo após a escolha da Mesa Diretora que comandou a Casa de Epitácio Pessoa nos dois primeiros anos da legislatura e a posse da Mesa eleita só após o término das duas eleições.

Gonet argumenta que a eleição interna antecipada pode até acontecer, desde que seja realizada a partir de outubro do ano que antecede o início do biênio, atendendo a critérios de “contemporaneidade e de razoabilidade”.

Para o PGR, fazer a escolha dois anos antes “esbarra no princípio da contemporaneidade das eleições relacionadas a mandatos e no dever de fiscalização e de avaliação dos parlamentares por seus pares, que resulta do regime democrático adotado pelo constituinte, bem como do pluralismo político” .

“As expressões “e segundo” e “após o termo da eleição para o segundo biênio” do art. 6o Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Paraíba, na redação dada pela Resolução n. 2.045/2022, devem ser declaradas inconstitucionais, para fixarem a eleição da Mesa Diretora do segundo biênio no dia 1o de fevereiro da primeira sessão legislativa, fora das restrições de legitimidade constitucional estabelecidas pelo Supremo Tribunal”, diz a petição.





Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)