As quatro equipes que receberam menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR), que acontecem no Centro de Convenções de Goiânia (GO) até este domingo (17), ganharam vaga na etapa mundial, que será realizado em Salvador (BA), em 2025, para reapresentar os projetos do MNR.
O diretor do Departamento de Robótica da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), Elisson Dutra, comemora que, em relação à Mostra Nacional de Robótica, além da menção honrosa, as quatro equipes que foram destaques selecionados para a etapa mundial no próximo ano. Ele lembra que, em relação à OBR, as equipes receberam prêmio de participação.
“É bonito de servir a desenvoltura dos alunos, ao apresentar os trabalhos desenvolvidos por eles com o apoio dos profissionais das escolas ao longo de um ano letivo, sendo agora destaques em uma mostra nacional de robótica e selecionados para participar de uma mostra mundial em 2025, pela qualidade e inovação dos projetos apresentados”, afirma.
Para ele, este é um motivo de orgulho para a Paraíba. “Isso só certifica que os investimentos direcionados para a formação dos profissionais da rede pública de João Pessoa, a dedicação das equipes e os investimentos realizados em espaços maker e kits inovadores de robótica pela prefeitura, apresentam bons resultados na melhoria do aprendizado dos alunos” , acrescenta Elisson Dutra.
Durante a Mostra Nacional de Robótica, as escolas da Rede Municipal de João Pessoa receberam destaque de reconhecimento. Cerca de 40 alunos disputaram a final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e da Mostra Nacional de Robótica (MNR).
Receberam a Menção Honrosa no MNR os alunos das Escolas Municipais Santa Ângela, Luiz Vaz de Camões, Índio Piragibe e Augusto dos Anjos. Na Mostra, eles apresentam seus projetos inovadores que unem tecnologia, educação e impacto social.
Da Escola Santa Ângela, participaram as alunas Anna Julya Araújo de Oliveira e Byanka Hellen Pereira da Cruz, da Equipe Estrela, que tiveram como monitora a professora Saryanne Alves Fernandes da Costa. Juntas, elas realizaram o ‘Amigo Guto’, um robô animador que visa trazer ludicidade e inclusão para as salas de aula.
A equipe da Escola Índio Piragibe é formada pelos alunos Elias Rodrigues Leandro, Jefferson da Silva Gomes e o monitor Fábio Souza Bezerra. Eles avaliaram o ‘Robô de Seleção de Coleta’, um robô de coleta seletiva, com o objetivo de promover a sustentabilidade através da automação.
Também fizeram parte da criação do projeto os alunos João Kevynn Trigueiro Santana e Marcos Antônio Virginio Rocha Leite.
A terceira escola é a Luiz Vaz de Camões, cuja equipe é formada pelos alunos João Gabriel Leite Lobo e Vinícius Gabriel da Silva Cruz que, acompanhados pela monitora Thayse Christiane Carneiro de Souza, desenvolveram o ‘E-book Digital’, um recurso educacional projetado para facilitar o processo de alfabetização de crianças. O trabalho foi tão bem elaborado que a dupla recebeu Menção Honrosa pela excelência.
A Escola Municipal Augusto dos Anjos, que também vai para o Mundial, está representada pelos alunos Nicolas Miguel de Aguiar e Milena Alves da Silva. A mediadora foi Maria Olga Pessoa. Os estudantes realizaram o projeto protótipo ‘Robô monitorador de corais’.
Também participaram do MNR os alunos Maria Eduarda Gomes Cavalcante, Arthur da Silva Martins, Maria Clara Souza Ferreira, Isabelle Maria Gomes Costa, Luara Sales Soares e Natália Mirella S. de Pontes. O monitor é Emmanuel da Silva Vicente. Eles representaram a Escola Municipal Bilíngue Dom José Maria Pires e apresentaram três projetos inovadores: Ajuda para Cegos, Zeyu – o Astronauta, e Viajando pelo Brasil, que têm como objetivo facilitar a aprendizagem e promover a inclusão educacional.
A Escola Municipal José de Barros participou com os seguintes alunos: David Lucas Fonseca Marques, Nilton Gabriel Galdino da Silva, Matheus Victor da Silva Oliveira, Hiago Victor Pereira Gomes, David Oharley Ferreira da Silva e Lucas Feliciano dos Santos, com a monitoria de Wadsoney da Nóbrega Soares e Antônio Alves Mangueira. Os estudantes desenvolveram três projetos com foco social e de segurança: Coletor de lixo eletrônico, Detector de vazamento de gás e Tornozeleira eletrônica, demonstrando o comprometimento com a melhoria da qualidade de vida e a segurança das pessoas.