Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 1 de outubro de 2025

Atletas do Centro de Referência se reúnem na abertura do 3º Torneio de Câmbio 60+

Atletas do Centro de Referência se reúnem na abertura do 3º Torneio de Câmbio 60+


O Dia Internacional do Idoso começou com muita disposição e animação no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), gerido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). Idosos de vários bairros da Capital se reuniram, nesta quarta-feira (1º), para a abertura do 3º Torneio de Câmbio 60+, modalidade de vôlei adaptada para pessoas com mais de 60 anos.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, participou da abertura do evento e parabenizou todos os envolvidos na realização da atividade, em especial a equipe do Centro de Referência da Pessoa Idosa. “Quero parabenizar a todos que fazem parte do Centro, acompanho de perto a dedicação diária e sei o quanto se esforçam para proporcionar momentos como esse”, ressaltou.

O secretário também fez questão de mencionar os clubes participantes e declarou torcida especial para o Jampa Clube, por ser “da casa”. Além disso, levou aos presentes a mensagem do prefeito Cícero Lucena. “Cuidar de vocês é um compromisso que faço de coração, da mesma forma que desejo ser cuidado quando chegar na idade de vocês”.

Vôlei adaptado para os 60+ – Assim como no vôlei, o principal objetivo do câmbio é passar a bola por cima da rede e fazê-la cair na quadra do adversário. “Porém, no câmbio cada time tem nove jogadores em quadra, que podem segurar a bola para dominar o passe. Cada equipe tem apenas três toques, sendo apenas um jogador, que fica no centro da quadra, o responsável por arremessar a bola”, explicou Valmor Kniphoff, um dos pioneiros do esporte em João Pessoa.

“A rede, a quadra e a pontuação são iguais ao vôlei de praia tradicional, porém jogam nove cada lado. O do meio arremessa a bola para quadra adversária E o que recebe a bola passa para o da posição oito que é do meio. A partida dura 15 minutos ou até um dos times marcar 15 pontos”, explicou.

Valmor contou como foi organizar os primeiros jogos no CRMPI. “Quando conheci o Centro vi que o pessoal tinha a quadra, mas não sabia como usar. Aos poucos melhoramos a qualidade da quadra e improvisamos a rede, para que os participantes primeiro entendessem como funcionava o jogo. Aos poucos o esporte foi conquistando mais e mais pessoas e hoje temos contato com pessoas de Brasília, Natal, Macaíba, Manaus, e várias outras cidades, que se reúnem para jogar”, comentou.

Para além do esporte, o educador físico Claudionor Borges, mais conhecido como Junior Black, reforça a importância da atividade física para o envelhecimento saudável. “Aqui no Centro eu venho ministrando a atividade da aeróbica dançante e o câmbio, que conheci em 2018 e hoje nós temos 12 equipes aqui na Paraíba e estamos expandindo para o resto do país. São modalidades que trazem bem-estar e qualidade de vida para o idoso, através de benefícios à saúde física e mental. Então aqui incentivamos a convivência, a interação social, além de aspectos físicos, como coordenação motora, resistência e carga respiratória. São atividades que contribuem com o envelhecer saudável”, comentou.

Superação – Aos 71 anos, Jorge Limeira, o Jorginho, mostrou que não é apenas um atleta, mas um exemplo de coragem e superação. Paciente oncológico, ele contou que começou a praticar o câmbio em 2023, logo após conversar com seu médico, que autorizou a atividade desde que fosse feita com moderação.

“Tem sido uma coisa muito abençoada. O câmbio tem me ajudado muito, porque aqui a gente encontra uma família que divide tudo com a gente: as alegrias, o sofrimento, a energia positiva que eles passam. Recebo muitas orações e tenho muito que agradecer, primeiramente a Deus e depois a eles”, contou emocionado.

Jorginho também deixou um conselho para os idosos. “Procurem participar de atividades físicas, especialmente do câmbio. Ele não exige muito, mexe com a cabeça, mexe com o corpo e faz bem demais. O importante é não parar”, falou.

Programação – Os jogos continuam até a sexta-feira (06), quando acontece a cerimônia de encerramento do 3º Torneio de Câmbio 60+. As partidas são divididas no período da manhã (início às 7h) e tarde (início às 14h). A última partida será no período da manhã, às 7h10.

A atividade fez parte da programação da Semana Municipal do Idoso promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio do Centro Municipal de Referência da Pessoa Idosa (CRMPI) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), vinculados a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). Desenvolvida com o objetivo de proporcionar assistência social, saúde e atividades de lazer voltadas à valorização da pessoa idosa e à promoção da qualidade de vida.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)