Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

CPI TELEFONIA APPB
Início » Destaque » Às vésperas do ‘HackFest + Virada Legislativa’, presidente da CMJP visita local do evento

Às vésperas do ‘HackFest + Virada Legislativa’, presidente da CMJP visita local do evento

Marcos Vinícius (PSDB) esteve na Estação das Artes nesta quarta-feira (16) acompanhando a montagem ao longo dos 4.500 m² do local

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), esteve visitando a Estação Ciência nesta quarta-feira (15). O lugar será o local do ‘HackFest + Virada Legislativa: Por Uma Sociedade Politicamente Participativa’ a partir desta quinta-feira (16). A CMJP é parceira do Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB) na realização do evento, que se estende até domingo (19).

“Está praticamente tudo pronto para o início do evento e acredito que, esta edição, irá consolidar, de vez, o ‘HackFest’ como um dos grandes eventos de tecnologia do país voltados à cidadania, transparência, fiscalização e legislação”, comentou o presidente da CMJP, que visitou os preparativos na companhia do diretor legislativo da Casa, Rodrigo Paulo Neto. Ambos foram ciceroneados pelo vice-diretor da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte, Rivaldo Dias.

Os 4.500 m² da Estação das Artes irão concentrar boa parte das palestras, oficinas e paneis do evento, juntamente com a ‘Maratona Por Mudanças’, que compreende uma verdadeira maratona em que os quase 600 inscritos no evento terão que encontrar soluções, através de iniciativas tecnológicas, para problemas propostos pela organização, envolvendo transparência, combate à corrupção, gestão pública, fiscalização, legislação e cidadania, entre outros.

De acordo com os organizadores, o número de inscritos superou as expectativas e, como foi informado na pré-inscrição, o acesso às palestras e oficinas se dará por ordem de chegada e de acordo com a capacidade das salas. A expectativa dos organizadores é ter até 115 pessoas em cada palestra oferecida na Estação das Artes, na sexta e no sábado, e até 500 participantes nas palestras de abertura.

Abertura

A solenidade de abertura, nesta quinta-feira, será no auditório da Estação Cabo Branco, às 15h. Em seguida, o jornalista Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e editor do ‘Estadão Dados’ (suplemento do jornal O Estado de SP), fará a primeira palestra do evento, mostrando como o jornalismo de dados pode utilizar dados públicos para extrair informações relevantes para a sociedade.

Após o jornalista, será a vez do ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, apresentar uma palestra voltada à sua pasta.

Depois das duas palestras, o público deverá se dirigir para a Estação das Artes, onde haverá um coquetel e o nivelamento para os maratonistas do evento, seguido por um “brainstorm” de ideias (que é chamado de “Toró de ideias”), entre 19h30 e 23h.

De sexta-feira até domingo, as atividades, incluindo palestras, oficinas e paineis, passam a acontecer exclusivamente na Estação das Artes.

O Evento

Além do NGCSI/MPPB e da CMJP, assinam a realização do evento a Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O evento tem o patrocínio do Banco do Brasil, do Governo Federal e da Energisa e tem o apoio de mais de 30 instituições parceiras: Ministério da Justiça, Cade, Transparency International, Contas Abertas, TJPB, MPDFT, Cade, Atricon, MPF, Aspol, Adepdel, ANTC, AMPB, Funifier, ADPF, PM, IAI, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Ministério Público Militar, Castanhola, Ajufe, Anid, Data Robot, Five ACTS, RFB, SindContas, Fab Work, Esat, Unipê, Conductor, Ibis e Hotel Manaíra, MPPB e SER.

 

Texto de André Cananéa