Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

Início » Destaque » Já é Lei: painéis eletrônicos para o gerenciamento de filas e senhas devem emitir chamada por voz

Já é Lei: painéis eletrônicos para o gerenciamento de filas e senhas devem emitir chamada por voz

316e622e 17c7 497d 9194 300e2ffe9608 - Já é Lei: painéis eletrônicos para o gerenciamento de filas e senhas devem emitir chamada por voz A partir de janeiro de 2019, todo estabelecimento que usar painéis eletrônicos para o gerenciamento de senhas e filas de espera estarão com o serviço aprimorado com o recurso de sinais sonoros por voz. A norma foi aprovada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), tornou-se lei em janeiro deste ano e fornece o prazo de até um ano aos estabelecimentos da Capital para atualizarem o sistema.

Esse aprimoramento tem como objetivo garantir mais autonomia para pessoas com deficiência visual. Para isso, os avisos sonoros dos painéis devem informar o número da senha chamada no momento, o guichê ao qual o usuário deve se reportar e qualquer informação relevante para a autonomia do cliente em instituições, entidades, lojas, e estabelecimentos que façam uso do painel eletrônico.

“Os estabelecimentos devem disponibilizar recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas. Tal exigência é uma medida necessária e de grande relevância social para a nossa cidade”, defendeu o vereador Luís Flávio (PSDB), autor do Projeto de Lei que gerou a norma.