Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

CPI TELEFONIA APPB
Início » Destaque » Mais de 16 mil eleitores na Paraíba podem ter títulos cancelados por ausência em eleições

Mais de 16 mil eleitores na Paraíba podem ter títulos cancelados por ausência em eleições

A Paraíba tem 16.436 eleitores que podem ter os títulos eleitorais cancelados. Eles representam 0,573% dos 2.867.649 dos cidadãos aptos a votar no estado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). As informações constam no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, segundo o órgão, são atualizadas diariamente.

Outras 721 pessoas regularizaram a situação do título eleitoral, o que representa 4,3% de eleitores na Paraíba. Até a tarde desta sexta-feira (10), não havia registro de títulos cancelados por causa de ausência nos três últimos pleitos. Há apenas a listagem de quatro títulos cancelados por causa de morte ou outros motivos.

De acordo com o TSE, eleitor faltoso é aquele que não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição. Conforme previsto no parágrafo 1º do artigo 7º da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, o eleitor estará sujeito a uma série de impedimentos, como não conseguir retirar passaporte e ser nomeado em concurso público.

A Justiça Eleitoral atendeu até a segunda-feira (6) para regularização dos títulos de eleitor. Quem perdeu o prazo deve procurar o TRE-PB para saber como proceder de agora em diante.