Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

banner sem rabo preso
Início » Destaque » Secretaria Municipal de Saúde realiza qualificação para profissionais que atuam nas USF

Secretaria Municipal de Saúde realiza qualificação para profissionais que atuam nas USF

prefeitura 300x167 - Secretaria Municipal de Saúde realiza qualificação para profissionais que atuam nas USFCerca de 400 profissionais de saúde e estudantes participaram nesta sexta-feira (1º), do I Simpósio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf AB), realizado no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, localizada na Avenida Epitácio Pessoa.

“Essa qualificação é importante para reconhecer e dar visibilidade a todo trabalho desenvolvido pelos profissionais da Atenção Primária ao longo do ano. São 34 equipes que desenvolvem trabalhos em diversos setores assistenciais, de integralidade e de grande importância para o SUS e, principalmente, para os usuários”, disse Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde de João Pessoa.

O Nasf foi criado com o objetivo de aumentar a resolubilidade das Equipes de Saúde da Família mediante o apoio matricial de especialistas, no desenvolvimento de ações básicas de saúde.

As áreas estratégicas para a realização das atividades do Nasf são as seguintes: atividades físicas/práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/do adolescentes e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.

O evento teve como tema as vivências e saberes nos cotidianos dos profissionais do Nasf e, seus impactos na qualidade de vida dos usuários em João Pessoa. “Além de dialogar com os profissionais sobre o cuidado ofertado, é um momento de apresentar dados e resultados da assistência”, informou Joyce Virgolino, enfermeira e diretora do Distrito Sanitário II, da rede municipal de Saúde.

foto. Ivomar Gomes Pereira 103 300x218 - Secretaria Municipal de Saúde realiza qualificação para profissionais que atuam nas USF

D R T .R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

“É um trabalho interprofissional e de intersetorialidade que agrega e fortalece as Estratégias de Saúde da Família no âmbito do cuidar da saúde do público. Temos que perceber que as necessidades da população são dinâmicas e, esses são um dos maiores desafios: identificar o perfil epidemiológico e implementar novas estratégias no cuidar”, completou a diretora.

Nasf – Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde da Família (USF), como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Por Lilian Pedreira