Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

Início » Destaque » Semam substitui copos plásticos por canecos de fibra de coco e madeira de reflorestamento

Semam substitui copos plásticos por canecos de fibra de coco e madeira de reflorestamento

20180718 105633 300x218 - Semam substitui copos plásticos por canecos de fibra de coco e madeira de reflorestamentoTodos os copos de plásticos, utilizados por servidores no ambiente de trabalho da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estão sendo substituídos por canecos feitos com fibra de coco e madeira de reflorestamento. Essa e diversas outras mudanças fazem parte de um conjunto de ações, realizadas no âmbito da gestão municipal, estimuladas pelo uso da hashtag #JPSustentável, nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) iniciou as mudanças em junho deste ano, seguindo o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente, de redução da poluição ambiental provocada pelo plástico. Os canecos, confeccionados pela Semam, que vão substituir os copos plásticos descartáveis, foram feitos de fibra de madeira de reflorestamento e fibra de coco. Podem ser lavados e utilizados diversas vezes.

No Brasil, de acordo com o relatório “Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil – 2016”, da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), são gerados 78,3 milhões de toneladas de resíduos por ano. Estima-se que entre 30% e 40% destes resíduos poderiam ser reaproveitados ou reciclados (sem considerar a possibilidade de compostagem dos resíduos orgânicos).

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, essas práticas são ações mínimas, mas que tem um grande impacto na promoção de mudanças. “Estamos estimulando a mudança de mentalidade, a mudança de comportamento. São ações cotidianas, de Educação Ambiental, que podem começar no nosso ambiente de trabalho e se espalhar por toda a cidade”, concluiu.

Práticas sustentáveis – Na Semam diversas práticas internas já são estimuladas, com foco na sustentabilidade e na redução de uso de insumos poluentes.  Além da substituição dos copos plásticos descartáveis por canecos de uso contínuo, foi instalado na Secretaria o sistema de ecodrenagem, que reutiliza a água de todos os aparelhos de ar condicionado para irrigação do jardim. Este mesmo sistema está sendo ampliado para outros espaços da PMJP, a exemplo do Gabinete do Prefeito.  No Gabinete o sistema capta a água expelida pelos drenos de quatorze aparelhos de ar condicionado, entre 8h e 17h. Em 22 dias de expediente são armazenados, em média, 1.892 litros de água que são reutilizados na irrigação do jardim.

A Semam está reutilizando, nos jardins da PMJP e na jardinagem das áreas urbanas da cidade, o resto de material retirado dos galhos das árvores, durante a Poda Programada. A poda é feita nas árvores das principais ruas, avenida, canteiros e praças da cidade. Os galhos retirados são triturados e transformados em composto orgânico, reutilizado nos canteiros da PMJP e também para adubação no Viveiro Municipal de Plantas Nativas.