Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

CPI TELEFONIA APPB
Início » Notícias » Central de Monitoramento da Semob-JP contribui para a fluidez e segurança do trânsito em João Pessoa

Central de Monitoramento da Semob-JP contribui para a fluidez e segurança do trânsito em João Pessoa

Atuando no monitoramento e fiscalização do tráfego de veículos por meio de  67 câmeras, O Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT) da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) tem feito um trabalho que vai além da fiscalização de infrações. Com atenção permanente ao tráfego, o setor trabalha para garantir a fluidez de veículos nas principais vias e corredores e o bem-estar da população, em conexão permanente com órgãos como Samu, Corpo de Bombeiros e até a polícia.

O trabalho tem início na Central de Monitoramento. Lá os agentes do COTT identificam situações que estejam dificultando a fluidez do tráfego ou pondo em risco a segurança dos condutores, pedestres e demais usuários da via. Nesses casos, acionam de imediato os agentes de mobilidade em campo, que vão até o local para ajudar os condutores e viabilizar a liberação da via.

Outros órgãos podem ser solicitados, dependendo da situação identificada. Quando ocorrem acidentes com vítima, o COTT logo aciona o Samu ou Bombeiros, para que a pessoa seja socorrida o mais rápido possível, a bem da preservação da vida, e a via seja liberada para o tráfego com segurança. Também há casos de veículos quebrados, em que o pessoal de campo é acionado pelo COTT para ajudar na retirada do veículo.

A chefe do setor, Viviany Basílio, afirma que o principal objetivo é garantir a segurança da população. “Muita gente acredita que trabalhamos apenas com autuações, quando na verdade o nosso maior objetivo é trabalhar por um trânsito mais seguro e fluido”, afirmou.

O superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo, explica que essa é a linha de atuação do órgão como um todo. “Queremos garantir um trânsito preocupado com o coletivo”.

Segurança pública – O COTT também contribui com a segurança da população acionando a polícia quando os agentes observam situações suspeitas de ocorrência de crime, além de contribuir na recuperação de veículos roubados. As imagens captadas pelas câmeras também ajudam na investigação de crimes pela polícia sendo, muitas vezes, solicitadas pelo delegado de polícia, e peça determinante para a identificação responsável pela ação criminosa e o deslinde objeto do inquérito policial.

Serviço – Situações de buracos na via, canos de água e esgoto estourados, árvores caídas e tantas outras, quando observadas pelas câmeras, os órgãos responsáveis são logo informados pelo COTT para solucionar o problema que esteja gerando transtorno à fluidez e segurança viárias.

Canais de comunicação – A população tem acesso a dois canais de comunicação com o COTT para informar sobre ocorrências no trânsito e no transporte público, sendo o número 3218-9420 para contato telefônico, e o 9 8760-2134 para contato por WhatsApp. O COTT funciona das 6h da manhã à meia-noite, todos os dias da semana.