Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

banner sem rabo preso
Início » Notícias » Guarda Municipal recupera primeiro veículo com auxílio do programa João Pessoa Segura

Guarda Municipal recupera primeiro veículo com auxílio do programa João Pessoa Segura

Os equipamentos do programa João Pessoa Segura possibilitaram, na tarde desta quarta-feira (26), a apreensão de um carro roubado. O veículo foi o primeiro recuperado pela Guarda Municipal após o lançamento do projeto. O veículo em questão era um Chevrolet Montana de cor preta, que estava sendo utilizado para serviços de fretes e mudanças. O local não será divulgado para manter o sigilo dos pontos do cerco.

O programa João Pessoa Segura funciona a partir de um cerco formado pelo software chamado OCR. Ele está espalhado em 48 pontos da cidade, podendo ser fixo ou móvel e identifica por meio do reconhecimento óptico de caracteres placas de veículos com suspeita de restrição no Sistema Nacional de Controle de Veículos.

“Após a identificação do veículo, o OCR emite uma alerta para a Central de Operações de Trânsito e Transporte (COTT) da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que aciona os órgãos de segurança repassando todas as informações aos órgãos de segurança do Município, Estado e da União”, explicou o superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo.

A primeira apreensão acontece menos de uma semana após o lançamento do programa devido ao trabalho conjunto da Semob-JP e da Guarda Municipal. Tanto o veículo quanto o motorista foram conduzidos até a central de flagrantes, na Central de Polícia da Paraíba, para que seja lavrado o auto de apreensão, como informou o secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Sargento Dênis.