Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

Início » Paraíba » João Pessoa se destaca em estudo socioeconômico e ambiental realizado pela UFPB

João Pessoa se destaca em estudo socioeconômico e ambiental realizado pela UFPB

DSC 5748 ResultadodeEstudodeProjetodeExtenção fotoGFirmino 6 300x218 - João Pessoa se destaca em estudo socioeconômico e ambiental realizado pela UFPBA cidade de João Pessoa se destacou no resultado de um estudo apresentado na tarde desta quarta-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O projeto de extensão “Diagnósticos Socioeconômicos e Ambientais de Municípios da Paraíba”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mostra que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas áreas de educação, saúde e assistência social está produzindo resultados positivos.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora doutora Wanderleya Farias, o resultado que a PMJP tem tido é fruto de um bom trabalho da gestão. “João Pessoa se destaca não só na Paraíba, mas em todo o Brasil, pelos bons índices de sustentabilidade fiscal, assim como a de sustentabilidade financeira. Vemos que a gestão está preocupada com a previsibilidade do endividamento, então, esse cuidado é um comportamento para evitar o endividamento. Acreditamos que esses indicadores podem ajudar as gestões para cada vez mais melhorar”, disse a coordenadora.

Ludinaura Regina Souza, controladora adjunta do município, disse que os bons índices apresentados pelo projeto só confirmam o trabalho realizado pela PMJP. “O trabalho vem apresentar indicadores sociais, ambientais, gestão fiscais e econômicos, que resulta através das políticas adotadas pela Prefeitura estão no caminho certo. Vamos continuar trabalhando para que cada vez mais seja melhor para os pessoesses”, disse Regina Souza.

O projeto de extensão “Diagnósticos Socioeconômicos e Ambientais de Municípios da Paraíba” tem o objetivo de identificar os resultados e potencialidades dos municípios, construir um diagnóstico socioeconômicos e ambientais e a municipalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os produtos utilizados foram as ferramentas para a formulação e avaliação de políticas públicas municipais, suporte de índices e indicadores para órgãos de controle interno e organizações públicas e privadas.

O público-alvo foram as Prefeituras, representações da sociedade civil, instituições de controle interno da gestão municipal, associações municipais e instituições ambientais. O diagnóstico foi realizado em cidades como João Pessoa, Puxinanã, Bananeiras, Itapororoca, Sertãozinho, Conde, Lagoa de Dentro, entre outras.