Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

Início » Paraíba » Oito pessoas são presas em operação da Energisa contra suposto ‘gato’ de energia

Oito pessoas são presas em operação da Energisa contra suposto ‘gato’ de energia

Há uma perda de 84 mil kWh por conta da quantidade de energia furtada no município, de acordo com a Energisa.

gatos energisa pianco pb ascom - Oito pessoas são presas em operação da Energisa contra suposto ‘gato’ de energia

A Energisa realizou uma operação de fiscalização que resultou na prisão de oito pessoas suspeitas de ligações clandestinas de energia elétrica. O fato aconteceu nessa terça-feira (17), com apoio da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC), em Piancó. A empresa diz que constatou 28 irregularidades.

Há uma perda de 84 mil kWh por conta da quantidade de energia furtada no município, de acordo com a Energisa. Esse número seria suficiente para abastecer 568 unidades consumidoras por um mês e o prejuízo é de R$ 58 mil.

Segundo a Energisa, a perda com os ‘gatos’ é refletida em aumento nas contas de todos os outros consumidores, por conta do prejuízo que atinge a distribuidora. O Governo também deixa de arrecadar ICMS.

Os ‘gatos’, ainda conforme a empresa, também impactam na qualidade do fornecimento de energia e oferecem riscos à segurança. O furto de energia é crime de acordo com o Código Penal, Art. 155, e o responsável pode ser condenado a até oito anos de cadeia. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo call número 0800 083 0196. A ação continua na região e a Energisa tem equipes trabalhando ao longo de todo o ano no combate ao furto.