Portal de notícias Paladino da Verdade - Notícias do Brasil e do Mundo

Início » Paraíba » Técnicos da Semam fazem poda de árvores na área de realização da Festa das Neves

Técnicos da Semam fazem poda de árvores na área de realização da Festa das Neves

PODA FESTA DAS NEVES 1 300x218 - Técnicos da Semam fazem poda de árvores na área de realização da Festa das NevesAs árvores que integram as áreas públicas do circuito da Festa das Neves estão sendo podadas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Essa ação garante a segurança da população, evitando acidentes como quedas de galhos, além de promover a revitalização da flora.

Estão sendo podados os galhos de árvores da Avenida General Osório, Praça do Pavilhão do Chá, Praça João Pessoa, Praça 1817, Ponto de Cem Réis, Avenida Visconde de Pelotas, Praça do Bispo e um trecho da Avenida Pedro I. As áreas têm aproximadamente duzentas árvores, entre cássias, ipês, jambeiros e gameleiras.

Os técnicos da Semam fazem a Poda Programada, que inclui a poda de assepsia e de conformação. Este último procedimento mantém a arquitetura da copa das plantas, retirando galhos doentes ou infestados e fazendo o tratamento fitossanitário. Treze profissionais realizam esse trabalho, entre podadores, motoristas e trituradores.

São utilizados dois caminhões muck tipo sky, que têm um cesto que eleva o podador até a copa das plantas. Os galhos são colocados no caminhão caçamba que tritura o que sobra das podas. O material triturado é encaminhado para o Viveiro Municipal de Plantas Nativas para ser utilizado na adubação. Por dia são recolhidos 6 m³ de material triturado, que é chamado de restolho de poda.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o reaproveitamento dos galhos e troncos da poda é uma ação de sustentabilidade. “Estamos, na prática, trabalhando o conceito de reutilização, devolvendo à natureza o adubo natural, sem desperdícios, reciclando galhos e contribuindo para tornar os espaços públicos cada vez mais aconchegantes e confortáveis para a população”, concluiu.

Reaproveitamento – Os troncos maiores, retirados na Poda Programada, estão sendo aproveitados para a construção de bancos, mesas e bolachas que são usadas nos pisos dos jardins do Centro Administrativo Municipal. Os móveis foram instalados no jardim da Semam e no Centro Cultural de Mangabeira e deverão compor outros espaços da administração municipal.