A segunda edição do Celebra João Pessoa foi lançada nesta quarta-feira (11), pela Arquidiocese da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Grupo de Oração Mãos de Maria. A ação promete reunir milhares de fiéis em um encontro de fé, oração e evangelização, e acontece em 1º de agosto, dentro da programação da tradicional da Festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade. O acesso é gratuito e a expectativa é de que o evento se consolide como um dos maiores encontros de evangelização da cidade.
“É uma alegria imensa anunciar a nova edição do Celebra João Pessoa, marcada para o dia 1º de agosto, no Busto de Tamandaré. Na verdade, este evento é um momento de renovação de fé e de esperança do povo de João Pessoa, da Paraíba e de todo o Nordeste que nós, a partir do estímulo e da decisão do prefeito Cícero Lucena e do prefeito Leo Bezerra, damos continuidade aqui na cidade. Fizemos o Celebra João Pessoa 2025, um evento de grande sucesso com o Frei Gilson, e agora estamos confirmando a nova edição, desta vez com a consagração de São Miguel Arcanjo aqui na cidade”, avaliou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele lembrou que, a partir de agora, a gestão trabalha com toda energia para estabelecer os padrões, as estruturas e todos os mecanismos institucionais para a realização deste grande evento. “O Celebra João Pessoa se consolidou como um evento de perfil cultural e religioso, mas com uma capacidade muito grande de atrair turistas e de desenvolver uma rede produtiva e econômica de benefício para o desenvolvimento da cidade de João Pessoa”, frisou o diretor.
O arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson afirmou que, depois do sucesso do Celebra João Pessoa no final de 2025, a Arquidiocese pensou a edição de 2026 para acontecer dentro das festividades da Festa das Neves e do aniversário da cidade. Ele destacou que isso foi acordado com o prefeito Cícero Lucena e com as secretarias do Município.

“Tudo está encaminhando para dia 1º de agosto termos este grande evento com a presença do Instituto Hesed e a imagem de São Miguel. Por onde a imagem de São Miguel tem ido tem sido um grande sucesso de presença de pessoas que vão rezar e pedir proteção. Consagrando a nossa Arquidiocese, nós queremos dizer que precisamos dessa força do alto, da força de Deus que nos livra do mal e nos protege de tudo que possa acontecer de negativo na nossa vida, na nossa missão, no nosso apostolado. Então, São Miguel vem para trazer essa energia nova de proteção”, disse o arcebispo.
Responsável pela comunicação da Arquidiocese da Paraíba, o padre Mário Costa destacou a atração principal do evento: “O Instituto Hesed, que é de Fortaleza, está confirmado e é a atração principal do Celebra João Pessoa e, junto com o Instituto, está trazendo a imagem peregrina de São Miguel Arcanjo. Essa imagem está peregrinando todas as dioceses do Brasil e chegou a vez de João Pessoa, da Arquidiocese da Paraíba ser consagrada a São Miguel Arcanjo”, comentou.
Para o padre Mário, esta é uma celebração à qual os católicos estão bem adaptados. “As irmãs, todos os dias, na madrugada, têm colocado o pessoal católico para acordar cedinho e assim rezar com o Instituto o Santo Rosário durante toda a Quaresma, mas na devoção de São Miguel Arcanjo encontramos a grande atuação do Instituto Hesed. Eles estão trazendo a imagem para João Pessoa, vamos consagrar a Arquidiocese a São Miguel Arcanjo e este, com certeza, vai ser o ponto alto e mais esperado do Celebra João Pessoa 2026”, ressaltou.
Celebra João Pessoa – O encontro Celebra João Pessoa nasceu com a proposta de fortalecer a vivência cristã e a comunhão entre paróquias, comunidades e movimentos da Igreja, reunindo pessoas de diferentes idades em torno da alegria de viver a fé.

Instituto Hesed – O Instituto Hesed é uma comunidade religiosa fundada em Fortaleza e conhecida em todo o Brasil por sua intensa espiritualidade de oração e adoração. Foi fundado por Irmã Kelly Patrícia e Irmã Jane Madeleine, com reconhecimento da Arquidiocese de Fortaleza.
Durante o Celebra João Pessoa, também estarão presentes as religiosas Irmã Maria Raquel e Irmã Maria Joana, integrantes do Instituto Hesed, que atuam na missão de evangelização por meio de pregações, encontros de oração e formações em diversas dioceses do País.