Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 13 de novembro de 2024


A já reduzida delegação argentina na COP29, a cúpula climática anual das Nações Unidas realizada no Azerbaijão, deixou o evento nesta quarta-feira (13), por ordem do governo de Javier Milei. Conhecida por seu ceticismo em relação às políticas de combate às mudanças climáticas, Milei adota postura próxima ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem tem encontro marcado ainda nesta semana.

Trump, que no passado retirou os EUA do Acordo de Paris, ameaça novamente abandonar o pacto, que visa limitar o aquecimento global a no máximo 2ºC acima dos níveis pré-industriais. Na Argentina, Milei fez declarações semelhantes, chegando a classificar a crise climática como uma “mentira socialista” durante sua campanha. No entanto, o líder descobriu quanto a uma saída formal do acordo.

A delegação argentina na COP29 já estava limitada, especialmente após a extinção do Ministério do Meio Ambiente no início do governo Milei. De acordo com o jornal Claríndiplomatas do Palácio San Martín foram instruídos a não participar da cúpula, com a representação argentina formada apenas por técnicos. Contudo, a ordem de Buenos Aires levou também este grupo a deixar a reunião “para não atrapalhar as negociações e decisões com as quais não concordam”.

Mariángeles Bellusci, embaixadora argentina no Azerbaijão, chegou a ser vista no encontro. Segundo o Clarína delegação nem sequer poderia entrar no estádio olímpico, sede do evento, enquanto aguardava a confirmação de Buenos Aires.

A retirada causou surpresa nos blocos de negociação dos quais a Argentina participava, como o grupo do sul — ao lado do Brasil, Uruguai e Paraguai —, e o G77 + China, coalizão de países em desenvolvimento.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)