A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na tarde desta quarta-feira, 04 de dezembro, a II Feira do Empreendedorismo da Rede Municipal. O evento aconteceu como parte das ações do Programa de Educação Financeira e Empreendedorismo, _Dei Valor_, que foi implantado nas escolas municipais. Para a comercialização dos produtos, os estudantes usaram uma moeda própria, que recebeu o nome de ‘Borborema’.
Para o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, o evento é uma ferramenta externa para destacar as ações que são realizadas durante todo o ano no _Programa Dei Valor_, que é pioneiro nas escolas municipais.
“É uma oportunidade para mostrar à cidade o que as crianças aprenderam ao longo do ano inteiro em termos de educação financeira. Uma disciplina tão essencial e que foi renovada na rede de ensino desde 2021, no início da gestão do prefeito Bruno, numa parceria inovadora com o Banco Central do Brasil. Posteriormente, fizemos parcerias com outras instituições que trouxeram, por exemplo, jogos de tabuleiro, trabalhando o conceito de juros, a importância de poupar, de se organizar financeiramente. Nessa Feira, eles conseguiram colocar na prática tudo que aprenderam e, o mais bacana disso tudo, é que talentos são revelados”, destacou o secretário.
Durante a Feira foi comercializada uma variedade de produtos, como alimentos, artesanato, brinquedos e serviços. Murilo Rafael, 11 anos, veio com a turma da escola para vender cupcakes e revelou uma série de estratégias que aprendeu para atrair a clientela.
“A gente primeiro chama e explica para o cliente que aqui eles compram dois cupcakes e pagam o preço de um. Sem contar que o nosso produto foi feito com ingredientes de primeira qualidade. Ou seja, vão economizar e ainda comer um cupcake delicioso”, explicou o estudante, acrescentando que o custo da caixinha, com 2 cupcakes, era de apenas $5 Borboremas.
Já Pedro Henrique, 10 anos, revelou que já tinha aprendido algumas técnicas de vendas com o pai, que é comerciante. “Eu aprendi com ele. Ele vai nas lojas, aí ele vende, ele mostra o produto de alta qualidade e o cliente diz: eu quero! E ele vende. Aí, na escola, a gente resolveu vender cupcakes e continuamos com a ideia e preparamos tudo para hoje”, disse o aluno.
Ao todo, participaram desta edição do evento, 376 estudantes de 40 escolas municipais. Nesse quantitativo também são os atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que levaram ao local oito representantes da instituição.
A Feira tem como objetivo incentivar a Educação Financeira entre estudantes e toda a comunidade escolar. O valor adquirido será rateado, proporcionalmente, entre as Unidades Educacionais participantes, revertido em benefício dos estudantes e da comunidade escolar.
Codecom
O post Utilizando uma moeda própria, II Feira de Empreendedorismo da Rede Municipal de Campina Grande movimenta Parque Evaldo Cruz apareceu primeiro em Em Cima da Notícia – Onde a Informação chega primeiro.