A programação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para este sábado (14) envolve apresentações do Circo Montagem no Parque Solon de Lucena, e Auto de Natal da Companhia Borandá nas Três Ruas, a partir das 16h, e ainda apresentação do Maracatu Maracastelo no Busto de Tamandaré, com início às 18h.





O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, ressalta que a programação de Natal é centrada na ideia do conceito de valorizar a diversidade das culturas de João Pessoa. Por isso, a programação é variada tanto do ponto de vista do território quanto das linguagens.
“E nós trabalhamos um acolhimento e um cuidado com diversas culturas populares, maracatus, circo, folguedos populares natalinos, de maneira que as famílias, as crianças, os jovens e adultos que formam o Parque Solon de Lucena, Três Ruas e Busto de Tamandaré pode ter uma variedade de atrações culturais sempre dentro desse princípio de valorizar as tradições das culturas populares, incorporando-as ao dia a dia da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa como fizemos na Festa das Neves, no São João e agora também não Natal. É uma política de valorização, de inclusão das culturas populares no nosso calendário anual”, observa.
Parque Sólon de Lucena – Wagner Velasquez, que está à frente do Circo Montagem, conta como será a participação do grupo. “Vai ser uma apresentação em vamos procurar integrar as artes circenses ao tema natalino. Faremos números circenses como malabarismo, bambolês, monociclos e palhaçaria”, destaca.
“A expectativa é a melhor possível. Estamos muito ansiosos para ter o encontro com o público nesta data tão especial, principalmente nesse cenário do Parque Sólon de Lucena, a famosa Lagoa, que está linda”, emenda.
Três Ruas – A programação das Três Ruas conta com o Auto de Natal, com a Companhia Borandá. Raquel Apolinário, que representa a Companhia, explica que o grupo vai apresentar O Sacra Folia, com músicas inspiradas em folguedos, festa de Reis, em muitos elementos da cultura popular nordestina, como os personagens e a caracterização.
Ela relata que é um auto de Natal abordado de forma econômica, com momentos de emoção, muita música, dança e também muito riso. Fala de uma fuga da Sagrada Família, dos soldados de Herodes para o nascimento de Jesus. Para chegar a Belém, eles se perdem no meio do caminho e vêm parar na Paraíba, sempre encontrando personagens ao longo desse caminho.
“É um espetáculo que as crianças gostam e cai muito na graça do público porque tem uma interação muito grande e os personagens são muito carismáticos. A nossa expectativa enquanto grupo é levar essa alegria, essa leveza e essa história do nascimento de Jesus dessa maneira muito nossa, com esse tom nordestino de ser. Esperamos que esse ambiente que é tão bonito esteja repleto de pessoas para refletir conosco também”, afirma.
A apresentação é baseada na obra de Luís Alberto de Abreu, jornalista de formação, que iniciou a carreira como dramaturgo, escreveu cerca de 50 peças, além de atuar como roteirista de cinema e TV com destaque para as minisséries globais: Hoje é dia de Maria (2005) e A Pedra do Reino (2006). Entre os prêmios recebidos pelo autor destacam-se: Mambembe (1995); Molière da Companhia Air France (1982); Panameo (2002) e o prêmio Shell (2004).
Busto de Tamandaré – Neste sábado, a partir das 18h, tem cultura popular, com o Maracatu Maracastelo, no Busto de Tamandaré. Para a Mestra Ângela Gaeta, que representa o Maracastelo, é importante que as culturas populares, principalmente o maracatu, tenham espaço nos eventos culturais da cidade.
Ela observa que estar nesses eventos é uma forma de legitimar esse movimento de retomada e de garantir a sustentabilidade dos grupos. “Maracatu é resistência, é cultura afro-brasileira, de matriz africana, e é uma expressão muito rica e que só fortalece a cultura popular da cidade de João Pessoa.