A Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab) encerrou, nesta quinta-feira (5), as atividades desenvolvidas pela Colônia de Férias com moradores do Residencial Vista Alegre. A última ação realizada foi uma oficina de futsal, no Ginásio Neuza Brandão, no Bairro dos Bancários. Um dos destaques da oficina foi o jovem cadeirante Luciano Ferreira Duarte, que participou ativamente das brincadeiras.


A Colônia de Férias é uma ação do Programa Pós-Ocupacional promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através das Secretarias de Habitação Social (Semhab) e de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), nos residenciais construídos pelo programa habitacional do Município, cujo objetivo é ocupar o tempo dos jovens durante o recesso escolar do início de ano com atividades recreativas e esportivas. Toda ação é feita de forma pedagógica com o acompanhamento de professores especializados e técnicos sociais.
A secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, explicou que a Colônia de Férias é apenas uma das ações coordenadoras pela equipe técnica e social da Semhab, que aproveitou as férias escolares para trabalhar com os jovens ocupando o tempo deles com atividades culturais, esportivas e recreativas. Além da oficina de futsal, os moradores do Vista Alegre já participaram de uma série de brincadeiras na quadra do residencial e também de uma oficina de jiu-jítsu, na semana passada, no Centro de Referência da Juventude de Mangabeira.
“O nosso programa pós-ocupacional é feito de forma muito abrangente porque ele oferece qualidade de vida às pessoas e é exatamente esse o objetivo da gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra. Fazer com que as famílias e, principalmente os jovens, que moram nos residenciais construídos pela prefeitura tenham uma perspectiva de vida melhor”, afirmou.
Socorro Gadelha lembrou que as atividades são acompanhadas por professores cedidos pela Sejer, como a oficina de futsal desta quinta-feira que foi dirigida pelo professor Maximiniano Farias (Manuka), que fez uma aula mostrando os fundamentos do esporte e depois dividiu o grupo em dois times e encerrou a brincadeira com uma partida de futsal. “Nosso objetivo é promover a integração e a inclusão social entre os moradores do residencial, por isso existem ações direcionadas aos jovens, mas também temos atividades com grupos de mulheres e idosos”, ressaltou.




O secretário executivo de Habitação, Beto Pirulito, disse que a Colônia de Férias é um sucesso, pois mobiliza as crianças e adolescentes e também os adultos, já que algumas mães acompanham os filhos nas atividades que são promovidas. “Nossa Colônia de Férias de 2026 foi um sucesso e aproveito para destacar o trabalho dos professores cedidos pela Sejer: Maximiniano Farias, que fez a oficina de futsal de hoje, e o professor Lúcio Charlie Brown, que fez a oficina de jiu-jítsu na semana passada”, disse.
Destaque da oficina – Um fato que chamou a atenção na oficina de futsal foi a participação do cadeirante Luciano Ferreira Duarte, que superou seus limites e se integrou à turma durante a oficina. Luciano disse que foi acolhido pelo professor e os outros meninos, participou do treino e ficou muito à vontade. O técnico social da Semhab, Berg Senna, que acompanhou as atividades da Colônia de Férias, declarou que o depoimento de Luciano é gratificante e é uma prova que eles estão conseguindo o objetivo desejado, que é oferecer uma qualidade de vida melhor para os jovens e os demais moradores do Residencial Vista Alegre.