A Polícia Federal (PF) anunciou nesta quinta-feira (3) que, até o momento, suas ações de combate a crimes eleitorais nas eleições municipais de 2024 resultaram na apreensão de R$ 16,7 milhões em bens, sendo R$ 11 milhões em dinheiro vivo. Esses valores estão diretamente relacionados às irregularidades ocorridas durante a campanha eleitoral.
Segundo a corporação, foram deflagradas 40 operações contra crimes eleitorais em todo o país, além de 2.200 inquéritos que investigam infrações e ataques ao Estado Democrático de Direito. As investigações buscam identificar detalhes relacionados à propaganda eleitoral e outras atividades ilegais.
Entre as principais preocupações da PF estão o aumento da propagação de notícias falsas, o uso indevido de inteligência artificial e deepfakes nas campanhas eleitorais, a violência política — com foco na violência de gênero — e o apoio ao crime organizado a candidatos. Para enfrentar esses desafios, a PF tem adotado uma abordagem integrada, priorizando investigações e operações que visam coibir essas práticas e garantir a integridade do processo eleitoral.