As obras de construção da ponte que liga os bairros de Valentina Figueiredo e Mangabeira, recém-autorizadas, serão iniciadas nos próximos dias, somando-se a outros projetos de gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra, destinados a melhorar a mobilidade urbana em João Pessoa. Com recursos estimados de R$ 18 milhões, a ponte terá ciclovia, iluminação em LED e um mirante para o Rio Cuiá.
Esse é apenas um dos investimentos com recursos próprios ou em parceria com os governos estaduais e federais destinados a promover uma grande transformação nos sistemas viários e de transporte público da capital, conforme ambos têm reafirmado nas atividades de campanha deste segundo turno.
Dentro do quesito mobilidade, estão sendo implantadas, com recursos próprios e em parceria com o Governo do Estado, como interligações dos bairros Bancários e Altiplano com o entorno da UFPB, viaduto sobre a BR 230, como a ligação Cristo/Água Fria/Geisel e viaduto do Distrito Industrial.
Ao longo desta gestão, ocorreu uma maior renovação da frota de ônibus urbanos da história de João Pessoa, com a entrega de 110 novos veículos mais modernos e menos poluentes. Com isso, a capital paraibana conta hoje com a terceira frota mais nova do Nordeste. Na gestão atual, dirigimos a circular 30 geladinhos, ônibus com ar condicionado e internet.
Para melhorar ainda mais a vida de quem depende do transporte público, a partir de 1º de novembro, a integração temporal vai passar a ser de uma hora e meia, oferecendo mais tempo para que o usuário possa pegar um próximo ônibus.
O Terminal do Varadouro será reconstruído e, além disso, a gestão planeja a construção de mais quatro terminais. As Avenidas Hilton Souto Maior e Juscelino Kubitscheck serão requalificadas para atender melhor à circulação de veículos.
Está garantida a implantação do sistema de ônibus rápido (BRS) com quatro novos corredores e cinco terminais nessa parceria. Este projeto conta com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), dentro do Programa João Pessoa Sustentável, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os corredores viários são as avenidas Cruz das Armas, Pedro II, Epitácio Pessoa e Dois de Fevereiro. Já os terminais serão nos bairros de Cruz das Armas, Cristo, Varadouro, Pedro II/Mangabeira e Bessa, e o Terminal Metropolitano, no Varadouro.