Com o fim das eleições municipais na Paraíba, os olhares são voltados para o pleito de 2026. Após as definições nos dois principais colégios eleitorais do estado, João Pessoa e Campina Grande, as bancadas de base e de oposição ao governo projetaram, em entrevista à Rede Maisas movimentações para as próximas eleições.
O deputado e presidente do PSDB, Fábio Ramalho, destacou o fortalecimento da oposição no âmbito estadual para 2026. Na eleição passada, em 2022, o grupo à representou pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) e pelo senador Veneziano Vital do Rêgo ( MDB) saiu derrotado das urnas na disputa contra o governador João Azevêdo.
“A oposição fortaleceu-se e muito nesse projeto de 2024, rumo 2026. Primeiro, ao você fazer a análise, você vai observar que em 2020 nenhum partido se regulamentação na oposição tanto quanto agora em 2024. Se você observar em 2020, o senador Efraim era aliado do governador, o senador Veneziano era aliado do governador. Hoje, não só o União, como o MDB, o PSDB, o Podemos, fazemos hoje uma frente de oposição que saiu com vários prefeitos, além dos prefeitos desse partido, também prefeitos aliados que beneficiam nesse projeto de 2026”, disse Ramalho.
Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Chico Mendes (PSB) projetou o crescimento do PSB na Paraíba com a conclusão do pleito municipal. Neste ano, o partido fez o maior número de prefeitos eleitos. Ao todo, foram 69 novos gestores filiados à sigla que obtiveram sucesso nas urnas.
“Olha, nós recebemos com alegria e também com muita responsabilidade o tamanho que os partidos aliados ao governador João e ao agrupamento do qual o governador fez parte fizeram. Ao todo, são mais de 150 municípios onde vencemos as eleições, efetivamente. Então nós elegemos mais de 150 prefeitos pegando PSB, Republicanos, PP e os partidos aliados, que são vários partidos da base. Isso é o primeiro ponto e me parece muito expressiva essa estrutura”, declarou Chico.
Mendes enfatizou que além dos resultados, nas cidades onde o agrupamento ficou em segundo lugar, o exemplo de Santa Rita e Cajazeiras, mostra força.
“Em Cajazeiras, onde o nosso candidato Pablo perdeu com muito pouco voto num colégio eleitoral de 49 mil votos aproximadamente. E outros resultados mais, a exemplo de Santa Rita e por aí vai. Então assim, a bancada governista, a base governista, ela sai fortalecida”, destacou Mendes.
Com a vitória de Bruno Cunha Lima (União) em Campina, Ramalho aposta em crescimento do bloco oposicionista.
“Bruno demonstrou que Campina é uma cidade que confirma o filho da terra, que entende o que foi feito, que esse projeto para 2026 inicia justamente com esse belíssimo resultado. Resultado que Campina Grande e o compartimento da Borborema já tiveram nossos processos de oposição. Basta que a gente observe algumas cidades também na volta de Campina Grande e sem sombra de dúvida nós estaremos aí, não só o PSDB, mas esses partidos juntos mostrando à Paraíba um grande projeto administrativo para as eleições de 2026”, finalizou o tucano.