O governador João Azevêdo inspecionou, na noite desta segunda-feira (9), as obras da nova estação elevatória de esgoto (Usina 2), que contemplam, ainda, um emissário de recalque, que eleva os efluentes de esgoto coletados nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano, em João Pessoa, até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba (Baixo Roger), onde será tratado.
A previsão é que as obras que integram o Sistema de Esgotamento Sanitário de João Pessoa pelo Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba (PSH-PB), sejam concluídas em outubro de 2025. Para diminuir os transtornos à população, o trabalho está sendo feito por etapas, com a interdição gradativa de trechos específicos — com o método não destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova atração com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias, por exemplo.
Durante uma visita, João Azevêdo ressaltou a importância da obra para a população de João Pessoa. “Além dos benefícios trazidos para a população, essa é uma obra extremamente moderna — com um método utilizado pela primeira vez na região Nordeste, um avanço muito grande. Imagine o transtorno que seria para a população se, para colocar esses tubos, seria necessária a abertura de uma vala?”, comentou, evidenciando, por isso, a agilidade da obra, cujo trecho de Flávio Ribeiro Coutinho será concluído em breve.
Logo em seguida, o chefe do Executivo estadual percorreu todo o trecho da obra acompanhado pelos engenheiros responsáveis, oportunidade em que foram apresentados os equipamentos de ponta utilizados.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, também destacou a importância da obra para o sistema de esgotamento sanitário da Capital paraibana. “Nesta visita feita pelo governador João Azevêdo, percebemos a agilidade com que vem sendo executado esse grande projeto para João Pessoa, que vai projetar a Capital para os próximos 30 anos. É um passo muito importante para a setorização e automação do sistema de esgotamento sanitário”, disse, destacando outras grandes obras em andamento, também dentro do PSH, como a da Adutora do Cariri.
O diretor-presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, afirmou evidenciou que o projeto traz reorganização ao sistema de esgotamento sanitário de João Pessoa. “Antes de tudo, é necessário dizer que esse projeto prepara João Pessoa para o futuro. Também é importante pela reorganização que traz ao sistema de esgotamento sanitário da Capital, trazendo custos e riscos de danos ambientais”, planejado.
Atualmente, o esgoto coletado sai da Rua Maria Rosa, em Manaíra, passa pela avenida Beira Rio até chegar no Baixo Roger. Quando a obra estiver concluída, o esgoto coletado sairá de uma nova estação em Maria Rosa, passando pelo Retão de Manaíra, Avenida Tancredo Neves até chegar à estação do Baixo Roger, evitando riscos ambientais, entre outros benefícios.
A visita do governador João Azevêdo foi acompanhada, ainda, por Ronaldo Guerra (Chefia de Gabinete do Governador) e por Virgiane Mello, secretária-executiva de Infraestrutura e Recursos Hídricos.
Secom-PB
O post João Azevêdo opera obras da nova estação do Sistema de Esgotamento Sanitário de João Pessoa apareceu primeiro em Em Cima da Notícia – Onde a Informação chega primeiro.