

“A nossa programação cultural de Natal tem sido um sucesso. Nas Três Ruas, no Busto de Tamandaré, aqui no Parque Solon de Lucena sempre observamos a força e a vitalidade de nossas artes, de nossas culturas populares. Fizemos um trabalho muito forte de cuidado, estímulo e inclusão das culturas populares em nossos grandes eventos”, nomeado o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.


E acrescentou: “No Parque Solon de Lucena colocamos circo, maracatu, grupos de teatro como o Soluar que mostram um espetáculo belíssimo. Temos uma programação de Natal externa para toda a família. Isso é que é importante. O prefeito Cícero Lucena tem uma gestão extremamente aberta, sensível e nós conquistamos a perspectiva da diversidade das culturas de João Pessoa. Por isso, o fomento e a incorporação das culturas populares no nosso calendário de eventos, inclusive no Natal”.


As apresentações apresentadas com o Maracatu Baque Mulher JP que, com muito ritmo, chamou a atenção de quem estava na Lagoa. Aniely Mirtes, coordenadora do Maracatu Baque Mulher JP, ressaltou que a Prefeitura tem dada oportunidade para que a cultura popular retome sua dignidade enquanto expressão artística.
A Companhia Soluar foi a segunda atração a se apresentar. Com muito humor e leveza, o grupo apresentou o espetáculo ‘Trupizupe – O Maior Quengo do Nordeste – O Musical’. “É muito importante estarmos apresentando o nosso trabalho, na nossa cidade depois de ter feito uma turnê pelo país. É um espetáculo de teatro de rua que tem suas características de valorização da cultura nordestina, com texto de Bráulio Tavares e direção de Edilson Alves. A ideia foi essa, de fazer com que o público saísse daqui de uma forma extrovertida, prestigiando o teatro, essa arte milenar”, destacou Jamil Richene, presidente da Companhia Soluar.


A Mestra Tina, que representa o Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi, comemorou a apresentação do grupo. “Quero agradecer à Funjope por essa maravilhosa oportunidade de participar dessa festa de Natal de 2024. A intenção maior é de trazer para o público o Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi, do Bairro dos Novais, que existe desde a década de 1960 pelas mãos do Mestre João do Boi, e fazer com que as pessoas conheçam a nossa cultura tradicional e de raiz, nessa festa maravilhosa. Estamos muito felizes”, destacou.
Papai Noel – Todas as sextas, sábados e domingos de dezembro, a partir das 17h, a programação no Parque Solon de Lucena conta com a participação do Papai e Mamãe Noel, na Casa do Papai Noel.
Público – O público que foi ao Parque Solon de Lucena se encantou com a programação cultural e promoveu a iniciativa da Funjope de valorizar as culturas populares. “Gosto muito de teatro e estou achando muito bacana, uma programação linda para esse período e gratuita. Está excelente”, afirmou a dona de casa Eunice da Fonseca. “Acho que é muito bom e diferente dessa programação. Anima todo o mundo. Estou gostando demais”, opinou o comerciante Carlos Antônio da Silva.
“Eu achei muito interessante essa programação. Gosto bastante de teatro, então, foi ótima essa ideia”, disse a estudante Flávia Letícia Gomes da Silva.
Essa peça foi ótima, faz parte da nossa cultura nordestina e do teatro. Muita gente nem conhece”, ressaltou Pedro Gabriel Pereira.
“Eu acho incrível, por exemplo, o evento do Baque Mulher JP, usando a música para combater a violência contra a mulher. O evento em si é tudo muito bom, a música é ótima e andar pela Lagoa mostrando tudo isso é muito bom”, comentou o estudante Otto Saraiva.
O patrulheiro rodoviário Gilvando Santos Carvalho só elogiou o evento: “Sou admirador de todo trabalho cultural que é feito em nossa cidade. Acho importante que a Funjope incentive cada vez mais os grupos da cultura que realmente não têm espaço para se promoverem. Acho que a Lagoa é um bom local. Com mais incentivo, a cada ano, não vamos só melhorar os eventos propriamente ditos, a participação das pessoas que vêm assistir, mas também teremos mais diversidade de manifestação cultural”.