Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 30 de dezembro de 2024

Líder do governo Lula na Câmara usa dados de inflação do governo Bolsonaro

Líder do governo Lula na Câmara usa dados de inflação do governo Bolsonaro


José Guimarães (PT-CE), líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, revelou uma postagem com dados errados sobre a inflação no Brasil. A publicação publicou informações de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro, para destacar um cenário de inflação baixa no País, mas foi apagado após a identificação do erro.

Banner 2 Ebooks – Preto de Natal 300×250

Banner Seguro Veículo 300×250

Na postagem feita no Twitter/X, Guimarães comparou a inflação brasileira com a de outros países, utilizando a taxa de 4,4%, registrada em 2022. Atualmente, contudo, a inflação brasileira está projetada para encerrar 2024 em 4,9%, acima do teto da meta de 4,5%, conforme dados do Banco Central.

Antes de Guimarães remover a postagem, Bolsonaro capturou a publicação e a repostou em suas redes sociais, acusando o deputado de divulgar notícias falsas.

Mais uma mentira diária explícita e nada de Inquérito das Fake News, buscas e apreensões, prisões, cem dias seguidos de comentários no Jornal Nacional”, escreveu Bolsonaro no Twitter/X. Ele ainda ironizou o fato do erro ter sido cometido por um líder governamental: “Petista fazendo aquelas fake news e usando dados do meu governo para enganar o internauta, alegando ser do governo do PT.”

Segundo o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, a inflação de 2024 deverá fechar em 4,9%, superando o teto da meta de 4,5%. Para 2025, o mercado financeiro projeta um índice de 4,84%, enquanto o centro da meta, de 3%, pode ser atingido apenas em 2026, quando a inflação deverá ficar em torno de 3,83%.

O episódio expõe a batalha política em torno de números econômicos, com erros como o de Guimarães sendo usado pela oposição para criticar o governo Lula. A inflação, um dos temas mais sensíveis na gestão econômica, segue como um ponto de atenção, especialmente com os índices atuais ainda acima da meta estabelecida.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)