Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 3 de janeiro de 2025

José Guimarães, associado ao caso dos “dólares na cueca”, pode presidir o PT


O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo Lula na Câmara, surge como um dos principais nomes para assumir a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT). A possível candidatura gerou repercussão e recebeu apoio de Jose Dirceuex-ministro da Casa Civil e influente figura da legenda.

Banner 2 Ebooks – Preto de Natal 300×250

Banner Seguro Veículo 300×250

Guimarães, no entanto, carrega em sua trajetória o ‘estigma’ de um dos episódios mais polêmicos da história do partido: o caso dos “dólares na cueca”. Em 2005, um assessor do deputado, Adalberto Vieira da Silvafoi preso no Aeroporto de Congonhas com US$ 100 mil escondidos na cueca é uma maleta contendo US$ 200 mil.

O episódio chamou a atenção da Polícia Federal e ganhou repercussão nacional, levando à renúncia de José Genoínoirmão de Guimarães, da presidência do PT. Genoíno, posteriormente, foi condenado no escândalo do Mensalão. Já Guimarães, investigado à época, viu a ação contra ele prescrever sem uma conclusão judicial.

Durante entrevista ao portal O Povo na última quinta-feira (2), José Dirceu declarou apoio à possível candidatura de Guimarães. “Falei pessoalmente ao José Guimarães que, se ele for o candidato escolhido dentro da nossa corrente no partido, farei campanha para ele com o maior prazer”, afirmou.

Guimarães integra a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB)a mais poderosa do PT, que foi formada em 2007 no contexto do Mensalão. A CNB reúne figuras da alta cúpula do partido e desempenha um papel decisivo nas articulações internas.

Embora a trajetória de Guimarães como líder parlamentar no governo Lula tenha se consolidado como um dos principais articuladores políticos do PT, sua associação ao caso dos dólares na cueca é um ponto de vulnerabilidade.

Se eleito presidente do PT, ele enfrentará o desafio de liderança de um partido que busca fortalecer sua base de apoio e reconquistar a confiança da parte do eleitorado, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o peso das polêmicas do passado.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)