Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 13 de janeiro de 2025

Maduro propõe uso de tropas brasileiras para ‘libertar’ Porto Rico

Maduro propõe uso de tropas brasileiras para ‘libertar’ Porto Rico


Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, sugeriu, no sábado (11), durante o “Festival Internacional Antifascista”, o uso de tropas brasileiras para “libertar” Porto Rico, território não incorporado dos Estados Unidos. A declaração foi feita diante de apoiadores reunidos em Caracas, um dia após sua posse em um novo mandato, considerado fraudulento por diversos países e organizações internacionais.

Banner 2 Ebooks – Preto de Natal 300×250

Banner Seguro Veículo 300×250

“Assim como no Norte eles têm uma agenda de colonização, temos uma agenda de libertação. Está pendente a liberdade de Porto Rico, e nós vamos conquistá-la. Com as tropas do Brasil. E Abreu de Lima na frente. Batalhão Abreu de Lima para libertar Porto Rico, o que acha?”, afirmou Maduro. O “Batalhão General Abreu e Lima”, indicado pelo líder chavista, é uma unidade da Polícia Militar de Pernambuco.

Maduro também convocou seus apoiadores para “pegar em armas” para combater o que chamou de “fascismo”, em referência à oposição interna e à direita internacional. O festival, promovido pelo Fórum de São Paulo, reuniu movimentos e lideranças de esquerda de diversos países, incluindo o Brasil, que participou tanto do evento quanto da cerimônia de posse de Maduro.

Após ser proclamado presidente pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) em um pleito amplamente contestado, Maduro declarou que a Venezuela vive “em paz, em democracia” e “no pleno exercício” de sua soberania. Ele afirmou que o país iniciou “uma nova etapa” e exaltou o que descreveu como uma “fusão popular-militar-policial” responsável pela estabilidade da nação.

“Triunfou a paz, a estabilidade, a Constituição, a democracia e a verdade, e Nicolás Maduro Moros é presidente da República Bolivariana da Venezuela, empossado para o período 2025-2031”, publicou o ditador no Telegram. Ele também prometeu construir uma “nova democracia revolucionária”.

A proposta de Maduro de “libertar” Porto Rico com o uso de tropas estrangeiras repercutiu em níveis, principalmente por ocorrer em meio a uma escalada de políticas e críticas ao seu regime. Enquanto isso, a governadora de Porto Rico, Jenniffer González-Colón, manifestou apoio ao líder oposicionista venezuelano Edmundo González, reconhecendo-o como o presidente legítimo do país.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)