Quem está à procura de emprego, essa é a melhor época do ano para atualizar o currículo e fazer o cadastro no Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP). É que está sobrando vagas para cargas operacionais no mercado pessoense. Auxiliar de cozinha, garçom, jardineiro, pedreiro e atendente de telemarketing são algumas das oportunidades disponíveis.
“Supermercados, restaurantes, a construção civil, eles estão com uma oferta alta de vagas, mas a demanda é muito baixa. Nós somos com uma seleção de profissionais para uma empresa do ramo da construção civil e não conseguimos captar ninguém de fora, exceto aqueles que já estavam no banco de dados do Sine-JP”, revela a coordenadora adjunta do Sine-JP, Jessyka Pedrosa.
Segundo ela, esse comportamento é atípico para o cenário local. “Janeiro é um mês em que há uma queda na demanda, mas nada comparado ao que estamos vivendo no momento. É claro que precisamos olhar para o cenário como um todo. A taxa de desocupação na Paraíba está em 6%. Essa parcela da população está na informalidade, encontrando outras formas de ter uma renda”, explica Jessyka Pedrosa.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/Jessyka-Sine-2.jpg?resize=1024%2C768&ssl=1)
O servidor Fellype Luan Silva dos Santos ficou sabendo pelo WhatsApp de uma seleção de candidatos que o Sine-JP estava promovendo para uma empresa de construção civil, e não perdeu tempo. Ele vai se casar em julho e quer começar a trabalhar para garantir uma renda fixa e poder comprar os móveis do novo lar.
“Tudo o que eu sei foi ensinado pelo meu avô e meu pai. Sou jovem, estou entrando no ramo agora e ainda não tenho minha carteira assinada. Tenho experiência, e espero conseguir essa vaga para começar o ano trabalhando num emprego novo”, comenta otimista.
Já o carpinteiro José César Diniz de Souza tem 14 anos de experiência na área de atuação. E raramente fica sem emprego, pois sempre que termina uma obra em alguma empresa, ele consegue recolocação em outra. “A construção civil para as atividades no período de Natal, então aproveitei o tempo para ficar com a família. Agora que o ano começou, eu vim ao Sine para garantir o retorno ao mercado”, revela.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/Luan-Sine-2.jpg?resize=1024%2C768&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/Jose-Cesar-Sine-1.jpg?resize=1024%2C768&ssl=1)
O candidato que desejar concorrer a uma ou mais vagas precisa comparecer à sede do Sine-JP e realizar um cadastro. “É nesse cadastro que abrimos uma espécie de currículo online do candidato. Com esse cadastro, conseguimos fazer uma busca por vagas abertas com o perfil do interessado. Uma vez constatando que há uma transferência, realizamos o encaminhamento imediato do candidato para a empresa”, explica Jessyka Pedrosa.
Quem não tem experiência profissional, pode procurar o Sine-JP para fazer cursos e workshops que oferecem orientações para o candidato mais seguro para as entrevistas de emprego. Os assuntos específicos entrar em contato pelo telefone (83) 98654-8978, para saber o calendário de atividades e se inscrever nos próximos eventos.
Serviço – O Sine-JP funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, na Rua João Suassuna, 49, no Varadouro, em João Pessoa. Telefone para contato (83) 98654-8978.