Uma denúncia aprada PELA Procuradoria-Geral Da republica (PGR) Contra o ex-presidente da Jair Bolsonaro (Pl) Temo Como Peça Central A Delação de Mauro Cid, ex-Ajudante de ordenou. Sem entanto, Enquanto uma acusátrha Destaca Trechos Que Comprometem Bolsonaro, omite declarações do próprio cid que contrariam uma narrativa sustentada pelo Procurador-Geral República, Paulo. Uma informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Banner Capace Cap 300 x 250
Banner Seguro Veíco 300×250
Banner 2 ebooks 300 x 250
Nos três Últimos depoimentos Prestados Entre Novembro e Dezembro de 2024, o Tenente-Coronel forneceu Informatões que Não foram considerava na denúncia, Nem Mesmo para Estabelelecher Um contraditório. Desde Que Firmou Seu Acordo de Delação Premiade, Em Setembro de 2023, Cid Modificou Sua Versão Dos Fatos Diversas Vezes.
Um dos Principais Pontos da Denúncia é uma existência do Plano “Punhal Verde Amarelo”, Que Previa, Segundo a PGR, OSassinato do ministro Alexandre de Moraes, DO Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Vice-President Psb). ACUSAÇÃO SUSTENTA QUE BOLSONARO TINHA CONHECIMENTO E AUTORIZOU A ARA, COM BASE EM Mensagens Trocadas Entre Cid EO General Mário Fernandes, Suposto Autor do Plano.
No Diálogo, o General Teria Mencialado Uma conversa com Bolsonaro, na qual o ex-presidentre teria dito que “Qualquer Aça” Poderia ser executada até 31 de Dezembro. Contudo, um denúncia omite que, em Seu Depoimento à Polícia, Cid Afirmou:
“Eu não tenho ci ênnda se o presidente sabia ou não do plano que foi trato, faça Punhal Verde Amarelo, e o general Mário Levou Esse Plano para ele ele Cincia ou Não.”
OUTO PONTO DESTACADO PELA PGR ÉPO QUE BOLSONARO TERIA ORDENADO O MONITORO DO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES. Uma denúncia afirma que:
“Mauro Cid confirmou, Ainda”, Escreveu Paulo Gonet, “Quem Solicitou O Monitoramento do Ministro Alexandre de Moraes Foi O Ex-Presidentse Jair Bolsonaro”.
Porém, um acusátrico ignora um explicativo de cid Sobre o mottro do pedido. Segundo Ele, Bolsonaro Estava irritado com os rumores de que moraes Estaria se Reunindo Com Seu Então Vice, Hamilton Mourão. O Monitoramento, portanto, Não Faria parte de um suposto plano de assassinato, mas sim de uma tentativa do ex-prederente de adolescente uma dinâmica política da época.
Um PGR Tamboma Aponta que, no dia 15 de dezembro de 2022, houve uma suposta tentativa de açaão golpista que teria sido aborta. COMO PROVA, CITA UMA TROCA DE Mensagens CID EO Militar Rafael Martins de Oliveira:
“Depois de uma operação ser aborta, rafael martins de oliveira mensemagem, para 21h05, via Aplicativo WhatsApp, para Mauro César Barbosa Cid, Afirando ‘Opa'”.
“Cid responde, à.
Para os investigadores, esse diálogo serria um indício de que cid estava senda infortado em tempo real Sobre O e Operação da Suposta. Nenhum entanto, o tenente-coronel Declarou à Polícia Federal Que, Naquele dia, Estava em uma Área Com Sinal Precário de Celular e que Não Se Comunicou Com Os Militares. ESSA VERSÃO NOO FOI INCLUIDA NA DENUNCIA.
Um tambema PGR Sustenta que uma renião Realizada em Brasília, no dia 28 de novembro de 2022, teve o objetivo de convencer o então comandante do exército, Marco Antônio Freire Gomes, um aderir de um plano de Ruptra Ruptra.
Nenhum entanto, um acusá mar omite a versão dada por cid em seu depoimento, na qual classificou o Encontro como “Bate-papo de bar” Entre Militares Descontentes com O Resultado da Eleição.
“Naquele Momento, Ninguém Botou UM Plano de Aça, é esse Ponto que eu Quero Deixar Claro. Ninguém Chegou Com um Plano e Botou UM Plano na Mesa e Falou Assim: ‘Não, Nós Vamos Prender O Lula, Nós Vamos Matar, Nós Vamos Espionar’.
Dois dies depois, ao depor Novamenthe, AGORA DINTE DE MORAES E SOB Risco de Perder Sua Delação premiava, Cid Ajustou Seu Relato Sobre Uma Reunião Anterior Na Casa Do General Walter Braga Netto. Na Nova Versão, ele afirmou que houve discute uma possibilidade de fomentar um caos social para justificular uma intervenção. Sem entanto, reforçu que não acompanHou Toda A Reunião e Que Não Poderia confirmar o que é o Decidido.
A Denúncia Tambema Mira o General Estevam Theofilo, Chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército (Coter). De Acordo com um PGR, mensagens indicam que ele Estaria disposto a Mobilizar Tropas em apoio a Bolsonaro, Caso o Então Presidente e Assinasse um Decreto de Exceção.
Entretanto, uma acusaza ignora declarações recentes de cid. Nos Últimos depoimentos, ele afirmou que acreditava que theófilo respeteitaria uma hierária militar e não desobedeceria o alto-comndo do exército.
“Se o Presidente Dese um Ordem… Mas o Problema é, eu não sei se ele passaria por cima do general Freire Gomes”Disse cid. “ISSO NOO POSTO Confirmar. Como conversas que eu tive com ele, até com o cleverson, o avaliador da era o, a era que ele é não iria passar por cima do general Freire Gomes. ”
Um tamboma pGR Incluiu na denúncia mensagens de cid sugerindo que alguma aça ainda poderia ocorrer Após um posse de lula. Sem entanto, omitiu um explicativo do delator de que que mensagens, não tinenham o significativo interpretado pela polícia federal e que bolsonaro não planejou os atos de 8 de Janeiro de 2023.
Uma ausênica desas declarações na denúncia Levanta questionamento Sobre a condução da peça acusatórrica e seleção de elemento que compõ uma narrativa do caso. Alunções de Enquanto Trechos dos Depoimentos de Cid Foram Utilizados para Embasar A Acusão Contra Bolsonaro, OUROS QUE PODERIAM Relativizar ou contradizer como Alegação Foram Deixados de Fora.
A Defesa do ex-Presidentse Deve Explorar Essas omissões nos próxxxes desdobramentos do caso, reforçando um tese de que uma acusão é basadaada em um recorte seletivo dos fatos.