Horas após ser tornado réu pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais nesta quinta-feira (27) para criticar duramente o Judiciário e afirmar que o Brasil enfrenta uma grave “crise democrática”. Em postagem no X (antigo Twitter), Bolsonaro acusou o sistema de Justiça de tentar impedir sua volta à cena eleitoral e comparou a situação brasileira ao regime autoritário da Venezuela.
Banner Hair Cap 300 x 250
Banner Seguro Veículo 300×250
Banner 2 Ebooks 300 x 250
“O Brasil está vivendo uma das maiores crises de sua história – não só econômica, mas também democrática”, escreveu o ex-presidente, em uma publicação bilíngue. “Aqueles que deveriam governar para o povo estão preocupados em garantir que eu passe o resto da minha vida na cadeia para nunca mais disputar uma eleição”, completou.
– Declaração do Presidente Jair Bolsonaro
– O Brasil está vivendo uma das maiores crises de sua história – não só econômica, mas também democrática. Quando fui presidente, reduzimos a inflação, criamos empregos e trouxemos investimentos para o país como nunca antes. Agora, com a…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 26, 2025
As declarações vêm na esteira da decisão unânime da Primeira Turma do STF que, na quarta-feira (26), aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou Bolsonaro e sete aliados em réus por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O relator Alexandre de Moraes apontou “fortes indícios” de que Bolsonaro liderou uma organização criminosa com o objetivo de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante o julgamento, Moraes exibiu vídeos dos ataques de 8 de janeiro de 2023, o que gerou protestos das defesas. Os advogados afirmaram que parte do material não estava nos autos, argumento que Bolsonaro aproveitou para ecoar a crítica em seu perfil: “O Estado democrático de direito acabou”, escreveu.
Em sua nova manifestação, Bolsonaro elevou o tom: “Todos sabem que, se eu pudesse concorrer, venceria. E é por isso que estão fazendo isso – não para ‘defender a democracia’, mas para se agarrar ao poder a qualquer custo.” Ele ainda afirmou que “nenhum país pode se chamar de democracia quando seu líder mais popular é retirado da disputa com manobras judiciais”.
O ex-presidente também criticou a condução da economia pelo governo atual, dizendo que o país está em “queda livre”, com fechamento de empresas, fuga de investidores e famílias em dificuldades. “Enquanto eles tentam calar a oposição, a economia afunda e o povo trabalhador paga a conta da incompetência.”
Bolsonaro concluiu sua declaração com um apelo político: “O Brasil merece uma democracia de verdade — onde quem escolhe o presidente é o povo, na urna, e não meia dúzia de juízes dentro de um tribunal. O futuro do nosso país está em jogo.”