Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 1 de abril de 2025

Centro de Referência para Pessoa com Deficiência promove evento pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Centro de Referência para Pessoa com Deficiência promove evento pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo


O Centro-Dia Adulto de Referência para Pessoa com Deficiência, serviço municipal que presta assistência a jovens e adultos, realizou, nesta terça-feira (1º), um café da manhã em homenagem aos usuários. O encontro trouxe reflexões sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril) e o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). O serviço, que funciona no bairro Treze de Maio, é administrado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e acolhe pessoas de 18 a 50 anos cujas famílias não têm condições de prover cuidados durante todo dia ou parte dele.

Esse ano, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo traz como tema ‘Informação gera empatia e empatia gera respeito’. “Entendemos que a luta da pessoa com deficiência é nossa [da gestão], não é só de uma pessoa, não é do segmento, é de todos nós, poder público e sociedade civil”, destacou Benicleide Silvestre, secretária de Direitos Humanos e Cidadania.

Entre os homenageados durante o evento promovido pela Prefeitura de João Pessoa estava Jarielton Pereira, de 28 anos, que recebeu recentemente o laudo de autismo e encontrou no Centro o acolhimento que precisava. “Foi a primeira vez que eu me identifiquei com as pessoas que estavam perto de mim, e foi a primeira vez que eu me senti bem com as pessoas perto de mim. E eu só tenho a agradecer a toda a equipe, vocês mudaram a minha vida e continuam mudando”, destacou.

Eliane Gonçalves, irmã de um dos usuários com Síndrome de Down, destacou a importância do serviço para a família. “Meu irmão está no Centro há 8 anos e não perde nenhum dia. O dia feliz para ele é quando vem pra cá. Somos muito gratos aos funcionários daqui, ao cuidado, à atenção que conseguem ter com meu irmão e com todo mundo que frequenta esse espaço. É um serviço muito especial da Prefeitura”, comentou.

“Março foi o mês da Síndrome de Down e trouxe a reflexão sobre a importância da rede de apoio, não só para as famílias que convivem com a síndrome, mas para todas as pessoas com deficiência. E todo mundo pode ser rede de apoio – a família, os vizinhos, os amigos, os gestores e toda a comunidade. Vamos trabalhar também o autismo, com o objetivo de promover o respeito e a inclusão das pessoas autistas, desmistificar conceitos equivocados e esclarecer dúvidas sobre o tema”, compartilhou Renata Lauria, coordenadora do Centro-Dia.

Serviço – O Centro-Dia Adulto de Referência para Pessoa com Deficiência proporciona acolhimento, proteção e convivência a pessoas com deficiência. No serviço, são desenvolvidas atividades que permitam a convivência em grupo, cuidados pessoais e fortalecimento das relações sociais. A casa fica na rua Deputado Tertuliano de Brito, nº 368, no bairro Treze de Maio.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)