A Prefeitura de João Pessoa deu início, nesta terça-feira (15), à tradicional distribuição de peixes da Semana Santa, beneficiando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação, liderada pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, contempla a entrega de 42 toneladas de pescado em diversos pontos da capital paraibana.
A distribuição ocorre com o apoio de diversas secretarias municipais e atenderá 14 mil famílias residentes nos habitacionais da Prefeitura, além de pessoas cadastradas nos Centros de Referência da Cidadania e Assistência Social. Também serão beneficiadas 123 entidades, entre ONGs, instituições filantrópicas e hospitais.
O pontapé inicial foi dado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada no bairro José Américo. No local, Cícero Lucena reforçou o compromisso da gestão municipal em garantir a segurança alimentar durante o período mais simbólico do calendário cristão.
“Fico muito feliz com a compreensão e ação da equipe em planejar todo esse trabalho. Queremos que aqueles que não podem, também tenham a chance de comer o seu peixe”, afirmou o prefeito.
Já o vice-prefeito Leo Bezerra destacou o esforço da gestão para que o alimento chegue até quem mais precisa.
“As pessoas que mais necessitam são as que agradecem esse trabalho. A Prefeitura não medirá esforços para chegar a todos os locais, garantindo uma Semana Santa farta para todos”.
A força-tarefa mobiliza as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Habitação Social (Semhab), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
A secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia, ressaltou a importância cultural e social da iniciativa.
“É um esforço coletivo para garantir o alimento na Semana Santa, respeitando a tradição do peixe, principalmente para aqueles que mais precisam desse cuidado”.
Alyne Moreira, secretária executiva da Sedes, também destacou o impacto positivo da ação.
“O compromisso da gestão Cícero e Leo é melhorar a vida da população. Segurança alimentar é uma das prioridades da Sedes. Ver o povo sorrir é a certeza de que estamos cumprindo nossa missão”, concluiu.
A ação já se tornou uma tradição no calendário municipal e reforça o papel da gestão pública na promoção da dignidade e do bem-estar social em João Pessoa.
Eugênio Falcão