Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicado em: 11 de dezembro de 2025

Parlamentares debatem o Centro em última edição do Câmara no Seu Bairro de 2025

Parlamentares debatem o Centro em última edição do Câmara no Seu Bairro de 2025


Vereadores destacaram avanços e necessidades da região nas áreas de comércio, infraestrutura e segurança pública

Os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) debateram, junto com a população, a região central da cidade durante a última edição do programa ‘Câmara no Seu Bairro’ deste ano. A audiência pública aconteceu na manhã desta quinta-feira (11) e discutiu, além do Centro da Capital, os bairros da Torre, Cruz das Armas, Oitizeiro, Róger, Jaguaribe, Ilha do Bispo e Alto do Mateus.

O vereador Marcos Henriques (PT) pediu atenção para os comerciantes do Centro, principalmente do Mercado Central e regiões adjacentes, a exemplo do Varadouro. “O abandono e o descaso com o Shopping do Varadouro se expressam na revolta dos comerciantes, que precisam ser respeitados”, enfatizou, destacando que o prédio estava sem luz, sem higiene e sem estrutura, e que os trabalhadores estão em uma situação desesperadora. “É preciso que este programa cumpra seu papel de encaminhar as demandas da população para que a Gestão possa trazer uma solução”, solicitou.

O vereador Wamberto Ulysses (Republicanos) destacou Projeto de Lei de sua autoria, já aprovado na Casa, que institui o Programa Rema Centro, com o objetivo de “levar para a comunidade do Porto do Capim e do Rio Sanhauá a prática do esporte que é sucesso no Brasil inteiro, que é a Canoa Havaiana”. Ele acrescentou que vai dialogar com as secretarias de Meio Ambiente e Esporte para que o prefeito Cícero Lucena (PP) sancione o projeto, que, segundo ele, “leva esporte e educação ambiental para a preservação daquele local, que é o coração da nossa cidade”.

Para o vereador Bosquinho (PV), nunca se fez tanto pelo Centro da cidade. “Desde que me entendo por gente, nunca vi tanto investimento. São mais de 30 ruas com asfalto novo, o Centro tem um tapete. Cícero foi o único prefeito que criou uma secretaria voltada para o Centro Histórico, com o competente Thiago Lucena à frente. Temos a desapropriação da Proserv, a reforma do Conventinho, o investimento tem chegado”, enfatizou o parlamentar, citando ainda a junção de esforços das diferentes esferas públicas nas isenções fiscais e a permanência da CMJP no Centro Histórico.

O parlamentar ainda sugeriu a criação de um monumento de Marco Zero da Capital. “Estamos fazendo emenda e sugerindo que se faça um concurso público, com a participação de nossos artistas plásticos, e que a população escolha um símbolo que nos represente, para entregar à cidade mais um ponto turístico”, propôs Bosq uinho.

O vereador Ícaro Chaves (Pode) afirmou é preocupado com o Centro Histórico desde os tempos de campanha. Ele destacou que é preciso fortalecer a região. “Em vez de crescer em novos bairros, por que não cuidar e colocar as pessoas no nosso Centro? Colocar mais linhas de ônibus, infraestrutura, iluminação?”, indagou, salientando emenda parlamentar destinada à reorganização da Comunidade Mulungu, localizada no Centro, próximo ao Shopping Terceirão. “Temos que cuidar de quem já está aqui”, enfatizou. Ele ainda citou um projeto de sua autoria que propõe fiação subterrânea na Avenida General Osório e destacou a importância da população nas audiências públicas do ‘Câmara no Seu Bairro’. “São vocês que desenham a cidade”, avaliou.

O vereador Guga Pet (PP) destacou os avanços e as necessidades do bairro de Jaguaribe. “Gostaria de registrar os avanços que a Prefeitura tem feito na Rua São Cristovão, no bairro de Jaguaribe, o qual tenho compromisso de representar. Sou filho daquele bairro, que tanto me deu orgulho. Teve avanço, mas ainda precisa de um carinho e uma atenção maiores, a exemplo da Praça do Bompreço, que precisa de revitalização”, citou o parlamentar, elencando ainda as ruas recapeadas, os benefícios do Hospital Dia, mas pedindo investimentos em segurança.

O vereador Fábio Carneiro (Solidariedade) solicitou respostas mais rápidas da Gestão Municipal quanto aos problemas da região. Ele pediu iluminação adequada, como forma de reduzir assaltos; adaptação das calçadas em conformidade com a legislação; fomento ao comércio; além da construção de novas moradias. O parlamentar sugeriu ainda a implantação da Tarifa Zero nas linhas de transportes públicos que levam ao Centro durante os sábados, como forma de incentivar a movimentação da região. “Precisamos de recursos e de uma gestão de alto nível. Que continuemos persistindo, porque nosso Centro é o coração da cidade e assim sempre será”, declarou.

Luís da Padaria (Agir) elogiou a iniciativa da reinstalação de um restaurante no Pavilhão do Chá e pediu melhorias para o Shopping 4 400. Ele ainda agradeceu a troca da iluminação no bairro da Torre pelas de LED e sugeriu que o Mercado Central se transforme em um shopping popular.

Jailma Carvalho (PSB) destacou o projeto ‘Ocupa Centro’, de sua autoria, com o objetivo de trazer as pessoas para a região a partir de atividades de economia criativa, esportes e movimentos culturais. Ela ainda parabenizou Thiago Lucena pelo trabalho na secretaria e o presidente Dinho (PSD) pela decisão de deixar a Câmara no Centro Histórico.

O vereador Carlão (PL) parabenizou o trabalho do vereador licenciado Thiago Lucena à frente da Inova Centro e lembrou que sua luta pela região é antiga. “Desde 2016 falo da necessidade de salvar o Centro Histórico, de olhar para as pessoas que frequentam a região de maneira diferente”, declarou, destacando a importância do fomento das atividades religiosas para a movimentação e revitalização do Centro Histórico.

O presidente Dinho lembrou que foi a Câmara Municipal que primeiro percebeu as necessidades do Centro e deu o pontapé inicial nas ações de desenvolvimento da região, mobilizando as esferas em prol do comercio, da cultura e da história do local. Ele agradeceu aos vereadores, a população que esteve presente em todas as edições e aos funcionários da Casa, e destacou a realização do programa também em 2026.

Secretário da Inova Centro faz prestação de contas

40bd92438aa716256d694351fb00b33e 1 scaled

O gestor da Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inova Centro), o vereador licenciado Thiago Lucena (DC), fez uma prestação de contas das ações da pasta para o desenvolvimento da região. “Muitos dos benefícios que estamos vendo hoje saíram desta Casa”, declarou.

Thiago Lucena afirmou que o contrato de cessão de uso do Pavilhão do Chá, na Praça Venâncio Neiva, para o Sesc/Senac foi assinado semana passada para que seja instalado um restaurante escola no local. “Um projeto para atender a população e porque não os turistas”, destacou o secretário. Ele citou ainda que a região está com mais de 40 ruas recapeadas, com recursos para a restauração de monumentos históricos e a importância da aprovação da matéria de transferência de potencial construtivo que tramita na Casa. “Vai ser um ganho importante para os imóveis abandonados”, garantiu.

O secretário destacou ainda o projeto Arboriza Centro. “Mais do que compensação ambiental, vamos receber árvores adultas no Centro, fruto de uma parceria com o Polo Turístico Cabo Branco”, explicou. Ele ainda citou a restauração da fachada da Vila Sanhauá; a renovação da cessão do Hotel Globo para que um restaurante seja instalado lá; e o investimento da Gestão Municipal em três mil câmeras de monitoramento com reconhecimento facial para promover a segurança na cidade. “Não quero que se prenda mais pessoas, mas que elas tenham medo de cometer os crimes, porque estão sendo monitoradas”, explicou, finalizando sua fala enfatizando que a secretaria está de portas abertas para os vereadores e para a população.



Link da fonte aqui!

Compartile:

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 13)