A Fundação Campeões do Amanhã (FCA), da Prefeitura de João Pessoa, fez história ao conquistar suas primeiras medalhas internacionais. Arthur Piloto e Rayra Mendes foram os responsáveis pela conquista de um ouro e dois bronzes no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os atletas, ambos com 16 anos, disputaram a competição entre quinta-feira (28) e domingo (31), na categoria Juvenil II.

“Essas medalhas representam muito mais do que resultados esportivos. Elas mostram que investir nos nossos jovens talentos vale a pena. A Fundação Campeões do Amanhã acreditou no potencial de Arthur e Rayra e trabalhou para proporcionar essa experiência internacional. Voltar dos Estados Unidos com um ouro e dois bronzes em um Campeonato Mundial nos enche de orgulho e confirma que João Pessoa está formando atletas capazes de competir em alto nível em qualquer lugar do mundo”, afirmou o presidente da FCA, Kaio Márcio.
Arthur Piloto alcançou sua quarta grande conquista em 2026. Em janeiro, o lutador foi campeão europeu em Portugal; em março, venceu o Pan-Americano, nos Estados Unidos; e, neste mês, conquistou o título brasileiro, em São Paulo. Em Los Angeles, ele faturou o ouro na categoria Juvenil II e a medalha de bronze no absoluto, divisão que reúne atletas de todos os pesos da categoria.
“É uma satisfação enorme estar aqui pela primeira vez disputando este Campeonato Mundial. Sou o primeiro paraibano na história a conquistar o Grand Slam, que consiste em vencer o Brasileiro, o Europeu, o Pan-Americano e o Mundial. A Fundação Campeões do Amanhã deu um apoio super importante para alcançarmos esse feito”, comemorou Arthur Piloto.
Já Rayra Mendes conquistou a medalha de bronze no Absoluto e voltou a subir ao pódio da principal competição da modalidade. No ano passado, a atleta foi campeã mundial justamente nessa divisão, que reúne competidoras de todos os pesos da categoria Juvenil.

“Estou muito orgulhosa de ter chegado até aqui. É um sonho. Infelizmente não deu para repetir o ouro, mas trazer uma medalha é muito importante. Agradeço ao prefeito Leo Bezerra e ao presidente Kaio Márcio por terem ajudado a proporcionar esse momento. Vamos seguir trabalhando firme para conquistar novos pódios”, finalizou Rayra Mendes.
Fundação Campeões do Amanhã – É uma iniciativa voltada para o desenvolvimento esportivo e social de crianças e adolescentes (geralmente entre 8 e 17 anos), oferecendo modalidades gratuitas como futebol, vôlei, basquete, jiu-jitsu, ginástica artística, triatlo, natação e tênis, atendendo mais de 2 mil alunos.
Confira dias e horários do jiu-jitsu na Fundação Campeões do Amanhã:
Local: Centro de Referência da Juventude do Valentina
Dias: segunda, quarta e sexta
Horário: 13h às 17h.
Local: Centro de Referência da Juventude de Mangabeira
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 18h às 22h.